Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2011 03 Projeto de alfabetização de jovens e adultos transforma a vida de populações ribeirinhas na Amazônia

Clientes

Projeto de alfabetização de jovens e adultos transforma a vida de populações ribeirinhas na Amazônia

Mar 24, 2011

Quinze educadores desenvolvem ações integradas em comunidades ribeirinhas na Amazônia rural, criando condições para a alfabetização de crianças, jovens e adultos. Esse é o projeto Educação do campo e Direitos Humanos, que atende as regiões de São José do S, São Bento, Comunidade da Trindade e do Ourinho. “As atividades são voltadas para dois eixos”, explica o professor e pesquisador Sergio Roberto Correa, um dos idealizadores do projeto: “o primeiro consiste na alfabetização de pessoas entre 16 a 90 anos; o segundo é direcionado para a formação continuada de educadores na comunidade local. ”

O projeto Educação do campo e Direitos Humanos foi criado em 2001, pelo Grupo de Estudo e Trabalho em Educação Popular na Amazônia Rural (Geterpar), pertencente ao Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), da Universidade do Estado do Pará (Uepa). ribeirinhos2“Quando visitei pela primeira vez a comunidade rural São José do S, há 11 anos, me deparei com uma situação dramática, de muita pobreza e exclusão”, conta Correa. Entre os problemas detectados por ele estavam a inexistência de educação infantil, o elevado índice de analfabetismo de jovens e adultos, a falta de escolas para conclusão do Ensino Fundamental e inexistência do Ensino Médio. Atualmente, com a formação de educadores e o acompanhamento do Geterpar, há cerca de cem pessoas beneficiadas.

Roseane Gomes e Oscar Barros, da Uepa, que integram o projeto, contam que, no primeiro momento, investiram na formação dos educadores locais. “Com o estabelecimento dessa iniciativa nas comunidades, conseguimos contribuir com o processo de formação crítica de alfabetizadores e o desenvolvimento da leitura e da escrita”, afirmam. Os pesquisadores também percebem que há maior facilidade no diálogo entre a comunidade e suas organizações locais, com debates amplos sobre o desenvolvimento e educação da população, bem como sobre questões relativas aos problemas enfrentados nas áreas ribeirinhas.

ribeirinhos3Ao longo do trabalho desenvolvido, o grupo observa que as populações do campo e seus modos de vida ganham destaque cada vez maior na agenda das universidades públicas – o que possibilita a produção de pesquisas e trabalhos práticos de excelente qualidade. Este, entretanto, não é um problema resolvido: a manutenção do trabalho de alfabetização de populações ribeirinhas e a conscientização de seus direitos humanos precisam acontecer de maneira permanente. “A universidade ainda ocupa um lugar reduzido nesse debate; ela precisa se qualificar melhor para a intervenção nessa realidade rural amazônica e brasileira, o que implica conhecê-la melhor”, reforçam os pesquisadores.

logoPNEDH_2010Em dezembro de 2010, o projeto conquistou o primeiro lugar na categoria A Formação, a Pesquisa e a Extensão Universitária em Educação em Direitos Humanos do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, organizado pelo Ministério da Educação, a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com a Fundação SM. A relação completa dos ganhadores do PNEDH está disponível em: www.educacaoemdireitoshumanos.com.br.

Faça o download do projeto aqui e assista ao vídeo, disponível no Canal de Edições SM do YouTube: http://www.youtube.com/edicoessm#p/u/4/jKCdXsXVwHM

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom