Clientes
História de vida de Prêmio Nobel da Paz resgata para crianças a luta em defesa do meio ambiente no Quênia
Apr 27, 2011
A história de Wangari Maathai, primeira mulher africana a receber o Prêmio Nobel da Paz, em 2004, é narrada por Claire A. Nivola com muita delicadeza em Plantando as árvores do Quênia, lançado por Edições SM. O livro, indicado para crianças a partir de 8 anos, mostra em belas imagens e texto cadenciado, de fácil entendimento, a luta de uma mulher pela recuperação do meio ambiente, pela democracia e pelo bem-estar social de seu povo.
Desde a infância, Wangari vivia em contato com a natureza na região das montanhas centrais de seu país, então colônia da Inglaterra. Claire retrata como a personagem se sentia feliz ao observar as figueiras, árvores consideradas sagradas em sua terra, e brincar com ovos de rãs nas águas límpidas do riacho perto de sua casa. Ao mudar-se para os Estados Unidos, para cursar a faculdade de Biologia, Wangari deixou para trás um país que atravessava grande instabilidade política – o que resultou na independência, em 1963, e na transição para um regime republicano. Tais transformações se refletiram no campo, cuja exploração comercial em grandes plantações se intensificou, derrubando árvores e impactando o solo e os rios.
Quando retornou ao Quênia, em 1966, Wangari se deparou com uma grande devastação ambiental. Descobriu que até mesmo as figueiras tinham sido cortadas e percebeu que seu povo estava empobrecido e mal alimentado. Decidiu, então, envolver outras mulheres em sua causa, mostrando que todos eram parte do problema e poderiam, juntos, ser parte da solução. Conseguiu mobilizar a população a plantar mais de 30 milhões de árvores, além de criar viveiros e hortas coletivas, transformando a vida de milhares de quenianos. É hoje uma importante voz do ambientalismo mundial, à frente do Movimento Cinturão Verde.
Sobre a autora e ilustradora – Claire A. Nivola nasceu em Nova York, Estados Unidos, em 1947. Filha de artista, começou a desenhar muito cedo. Em 1970, logo depois de graduar-se em História e Literatura, ilustrou seu primeiro livro infantil. A partir daí, escreveu e ilustrou muitas obras aclamadas pela crítica.
Título: Plantando as árvores do Quênia
Autora: Claire A. Nivola
Ilustrações: Claire A. Nivola
Número de páginas: 32
Formato: 25,5 x 25 cm
Preço: R$ 30
Indicação: Leitor em processo (a partir de 8 anos)
ISBN: 978-85-60820-91-7
Coleção: Álbum
Mais informações sobre as publicações de Edições SM podem ser encontradas no site www.edicoessm.com.br
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.
No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.
Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom