Clientes
Perguntas inteligentes marcam a história mundial e o cotidiano de uma família de ascendência búlgara
Apr 06, 2011
“Vocês são casados? Vocês têm filhos? Vocês casaram na igreja? Vocês dormem de pijama ou pelados?”, são algumas das perguntas que Maria dispara para um casal que encontra no elevador. A origem da garotinha é búlgara e diversos membros de sua família, os Mladénovi, possuem o particular dom P – o dom de perguntar. Desde o século VI a.C. havia, nos meandros da história, pelo menos um de seus antepassados lançando questionamentos. As perspicazes perguntas incitaram o pensamento de grandes filósofos como Tales de Mileto, Heráclito e Sócrates, garante o escritor Ilan Brenman, autor de Maria, a perguntadeira.
A obra, lançada por Edições SM, leva o leitor a um delicioso passeio pela história. Os curiosos Mladénovi atravessaram a Antiguidade, seguiram pela Idade Média, alcançaram o século XX em meio às perseguições aos judeus, na Segunda Guerra Mundial, e enfrentaram, ainda, a ditadura militar no Brasil. Em criativos diálogos, Brenman parte dos questionamentos de crianças e adolescentes através de gerações para trilhar o caminho desta unida família búlgara.
As lembranças da sábia avó de Maria ajudam a compor o imaginário da herdeira do dom P. “Saber perguntar é muito mais difícil do que saber responder”, opina a avó sobre as questões que já causaram muitas alegrias e preocupações para a família. Sentados à mesa de jantar, o pai, a mãe e a avó de Maria relembram essas passagens emocionantes, tudo acompanhado de shópska saláta, taratór, mastíka e muitas outras comidas e bebidas típicas búlgaras. As ilustrações de cada período histórico, assinadas por Allan Rabelo, junto com o vocabulário que mescla o português com palavras de origem búlgara compõem um texto divertido e instigante.
Sobre o autor – Ilan Brenman nasceu em Israel e vive no Brasil desde 1979. É formado em Psicologia, e mestre e doutor pela Faculdade de Educação da USP. Com mais de vinte livros infantis e juvenis publicados, há muitos anos conta histórias por todos os cantos do país. Também é autor de O turbante da sabedoria e outras histórias de Nasrudin, publicado por Edições SM.
Sobre o ilustrador – Allan Rabelo é formado em Comunicação Visual. Designer, ilustrador e quadrinista, trabalha também como artista de storyboard para várias produtoras do Rio de Janeiro e São Paulo.
Título: Maria, a perguntadeira
Autor: Ilan Brenman
Ilustrações: Allan Rabelo
Número de páginas: 64
Formato: 12 x 19 cm
Preço: R$ 26
Indicação: Leitor em processo (a partir de 8/9 anos)
ISBN: 978-85-7675-593-7
Mais informações sobre as publicações de Edições SM podem ser encontradas no site www.edicoessm.com.br
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.
No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.
Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom