Clientes
Projeto dinâmico leva informação sobre deficiência e inclusão social à internet
Apr 15, 2011
O projeto Inclusive já promoveu o acesso de pessoas do mundo inteiro a textos que trazem à tona questões como acessibilidade, discriminação racial e homofobia. Para combater o preconceito, esta iniciativa utiliza a informação: consiste em uma revista digital que produz, reúne e veicula conteúdo informativo sobre educação e Direitos Humanos, direcionado aos segmentos sociais considerados mais vulneráveis.
O coordenador geral do projeto, Lúcio Carvalho, afirma que as publicações impressas e digitais sobre o tema ainda são restritas e que o site se destaca exatamente por reunir um grande número de colaboradores e parceiros. “A nossa intenção primordial era estimular os leitores a realizar um uso efetivo daquelas informações dispostas no site”, comenta. “E pelo retorno dos acessos percebemos que isso vem acontecendo”.
Além de matérias jornalísticas, a revista digital conta também com artigos de opinião, trabalhos acadêmicos, resenhas literárias, entrevistas e dicas culturais – tudo relacionado a temáticas como deficiências e inclusão. Os organizadores do projeto também monitoram veículos de comunicação para o esclarecimento de dúvidas aos órgãos de imprensa. O objetivo do Inclusive é promover, por meio da divulgação de informações, a capacitação de pessoas que vivem à margem da sociedade, despertando a consciência de sua condição e direitos de cidadão.
Em dezembro de 2010, o projeto recebeu menção honrosa no Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, organizado pelo Ministério da Educação, Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em parceria com a Fundação SM. “Quando nos inscrevemos, não pensamos em fazer nenhum trabalho pioneiro, mas sim em proporcionar ao nosso público heterogêneo uma nova leitura sobre a temática da inclusão”, assegura Carvalho.
O endereço eletrônico da publicação é www.inclusive.org.br. A relação completa dos ganhadores do PNEDH está disponível em: www.educacaoemdireitoshumanos.com.br.
Para fazer o download do projeto, clique aqui.
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.
No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.
Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom