Clientes
Escritores que transformam números em literatura são destaque no Dia da Matemática
May 02, 2011
O Dia da Matemática, comemorado em 6 de maio, é uma homenagem ao aniversário de Júlio César de Melo e Souza, o escritor e professor de Matemática conhecido como Malba Tahan – o autor das histórias de um calculista que resolvia problemas cotidianos por meio de inusitadas estratégias matemáticas.
Comemorada em todo o Brasil desde 2004, essa data tem o propósito de mostrar que os números e o raciocínio lógico fazem parte do dia a dia de crianças e adultos, e que eles podem ser muito divertidos. Obras atuais da literatura infantil, como 100 números para sonhar um mundo diferente e Numerália, poema para contar, de Edições SM, retratam o encanto e a importância das ciências exatas e permitem que os leitores mergulhem no universo da Matemática.
100 números para sonhar um mundo diferente (48 páginas, R$ 33) é uma obra da autora francesa Elen Riot, que busca aguçar a reflexão de leitores a partir de 9 anos. A obra apresenta números relacionados a questões sociais, meio ambiente, geopolítica, energia e outros temas que incentivam o leitor a construir uma visão crítica. O livro é ilustrado por Zaü, responsável pela arte de mais de sessenta livros infantis e juvenis.
O livro Numerália, poema para contar (32 páginas, R$ 28), do argentino Jorge Luján, vivifica os números ao transformá-los em objetos, animais, histórias e experiências. Indicado para leitores a partir de 6 anos, o texto poético é ricamente ilustrado pela argentina Isol – as imagens ocupam páginas inteiras e completam o sentido do poema.
Para Edições SM, a sintonia entre diferentes códigos – nesse caso, texto, imagem e números – favorece uma leitura que vai além dos temas narrados, abrindo espaço para os jogos de interpretação. Obras como essas permitem aproximar de crianças e jovens os números e a literatura, promovendo formação, reflexão e diversão.
Mais informações sobre os livros de Edições SM estão disponíveis no site: www.edicoessm.com.br
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.
No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.
Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom