05
Os sentidos da autonomia
Entrevista com Ulisses Ferreira de Araújo, conferencista nos Seminários SM de Educação, realizados em abril de 2011 em Brasília (DF), Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP).
Professores discutem a importância da autonomia e da construção interativa do conhecimento no Fórum SM de Educação
“O professor protagonista é aquele que tem a ética como pano de fundo para interagir com o aluno”, afirmou Vasco Moretto em sua palestra no Fórum SM de Educação – Professor protagonista, o desafio de ensinar para a vida, que aconteceu nos dias 4 e 5 de maio, em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente. Isso significa, para o professor e pesquisador, uma nova relação com os jovens e com o conhecimento: mais do que decorar as fórmulas de Física e as regras da gramática, os jovens precisam aprender a “pensar”, a entender quais os princípios a partir dos quais esses procedimentos foram estabelecidos. “O professor deve criar oportunidades para que os jovens construam significados”.
Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes recebe autores de Edições SM
Nos dias 13 e 14 de maio, o Colégio Miguel de Cervantes de São Paulo realiza a sua tradicional Feira do Livro, aberta ao público em geral. No sábado, quatro autores de Edições SM estarão presentes para um bate-papo com crianças e jovens sobre suas obras.
Dia Internacional da Biodiversidade reacende reflexões sobre o meio ambiente
O Dia Internacional da Biodiversidade, comemorado em 22 de maio, foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o objetivo de promover o conhecimento sobre a variedade do mundo natural e alertar para os problemas a ela associados, tais como alterações climáticas, as rápidas mudanças nos diferentes hábitats e as consequentes modificações nas taxas de reprodução animal e no crescimento das plantas ou, nos casos extremos, o desaparecimento de inúmeras espécies de fauna e flora.
Heloísa Prieto adapta para o público jovem as aventuras do famoso corsário inglês Edward Trelawnay
Durante toda sua infância, Edward John Trelawnay foi uma criança rebelde e incompreendida. Na adolescência, ele embarca em um navio e começa a trabalhar como marinheiro, enfrentando inúmeros desafios e desbravando os sete mares. Heloísa Prieto resgata a história de vida desse aventureiro e escritor inglês e adapta seus escritos na obra Memórias de um corsário, lançamento de Edições SM.