07
Bate-papo com escritores, teatros, cirandas e sessões de autógrafos reúnem o público infantil na Flipinha
Quatro dos escritores de literatura infantil e juvenil que participam da Flipinha têm livros publicados por Edições SM. Um dos livros, “Lin e o outro lado do bambuzal”, de Lúcia Hiratsuka, será apresentado como teatro no dia 7 de julho.
Campanha da Biodiversidade premia professores de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul
Os vencedores embarcam para Fernando de Noronha no dia 14 de julho para conhecer projetos de preservação ambiental.
Conhecendo o Bioma Mata Atlântica e Ecossitemas associados na Região Norte Fluminense
Projeto vencedor do Concurso Cultural Ano Internacional da Biodiversidade, na categoria Ensino Fundamental II – Escolas Públicas, desenvolvido pelos professores Carolina Vieira Caldeira de Lima de Souza Almeida, Dayana Rodrigues Coutinho Vilaça e Francimara de Assis da Silva Faria Antas, do Colégio Estadual José Francisco de Salles, de Campos dos Goytacazes (RJ).
Patrulha do Verde
Projeto vencedor do Concurso Cultural Ano Internacional da Biodiversidade, na categoria Ensino Fundamental II – Escolas Privadas, desenvolvido pelos professores Irmão Gilmar Staub, Niúra Ramires Faria e Vivian Rejane Piber Donaduzzi, do Colégio La Salle Niterói, de Canoas (RS).
Simulação dos impactos ambientais através da utilização de jogos eletrônicos
Projeto vencedor do Concurso Cultural Ano Internacional da Biodiversidade, na categoria Ensino Médio, desenvolvido pelos professores Gabriel Langoni Junior e Sabrina Amoedo dos Santos, da Escola Estadual Virgílio Capoani, de Lençóis Paulista (SP).
Livros retratam o futebol no cotidiano infantil
O Dia Nacional do Futebol, comemorado em 19 de julho, foi instaurado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e celebra o primeiro time como clube no Brasil, o Sport Clube Rio Grande. O esporte foi trazido por Charles Miller há 117 anos, e hoje se configura como uma das principais marcas do país. O que antes era um esporte de elite, hoje é praticado por pessoas de todas as idades e condições sociais. O tema chega às crianças através de diversos títulos de Edições SM, retratando o esporte no cotidiano infantil.
Premiado escritor português mistura referências poéticas e filosóficas em livro para crianças
O escritor português Álvaro Magalhães narra as divertidas aventuras dos bichos do largo do Pinheiro Grande em "A mata dos medos", obra lançada por Edições SM. Indicado para crianças a partir de 10 anos, o livro mistura realidade e ficção ao retratar o ecossistema de uma verdadeira reserva ambiental que se estende por uma faixa litorânea de cinco quilômetros entre as terras de Almada e Sesimbra, em Portugal: a Mata dos Medos – que se pronuncia com “e” aberto. Cinco amigos povoam as páginas da história com seu cotidiano: o preguiçoso Ouriço, a inteligente Toupeira, o desesperado Coelho, a confusa Lagarta e o ativo Chapim, pássaro típico da Europa e da Ásia.
Dia dos Avôs: literatura infantil leva crianças a refletir sobre respeito e amadurecimento
Em tempos de pais e mães super-atarefados, os avôs e avós se tornam figuras cada vez mais importantes na criação e educação das crianças. E o dia 26 de julho é uma excelente oportunidade para agradecê-los e homenageá-los – é o Dia dos Avôs. A data tem inspiração católica e marca o dia de Santa Ana e São Joaquim, mas já se popularizou na sociedade, não se restringindo ao âmbito religioso. Para refletir sobre a relação entre crianças e seus avôs, Edições SM propõe diversas obras da literatura infantil para crianças e adolescentes.
Escritor internacional de literatura infantil Joel Franz Rosell participa da Feira Literária de Tocantins
O escritor cubano, que reside atualmente na França, é autor de livros como “A lenda de Taita Osongo”, publicado no Brasil por Edições SM. Ele participa do evento no dia 27 de julho.
A 1ª Feira Literária de São Bernardo do Campo recebe autor internacional de literatura infantil e juvenil
A 1ª Feira Literária de São Bernardo do Campo para Crianças e Jovens (FELIT), que ocorre entre os dias 1º e 14 agosto, terá como convidado o escritor Joel Franz Rosell. Autor de cerca de vinte obras voltadas ao público infantil e juvenil, o cubano que hoje vive na França conta com publicações em diversos países da América Latina e da Europa. Rosell já recebeu importantes prêmios, como o White Ravens, concedido pela Biblioteca Internacional da Juventude aos melhores livros de literatura juvenil publicados no mundo. Ele apresenta uma palestra no dia 6 de agosto, às 16h, no Auditório.