Clientes
Escritor internacional de literatura infantil Joel Franz Rosell participa da Feira Literária de Tocantins
Jul 21, 2011
O escritor cubano, que reside atualmente na França, é autor de livros como “A lenda de Taita Osongo”, publicado no Brasil por Edições SM. Ele participa do evento no dia 27 de julho.
O escritor Joel Franz Rosell estará no Brasil este mês para falar sobre a literatura infantil e juvenil. Autores de cerca de vinte obras para estes públicos, com publicações na América Latina, Espanha e França, ele é um dos convidados da Feira Literária Internacional de Tocantins (FLIT), que acontece entre os dias 25 de julho e 3 de agosto na Praça dos Girassóis, em Palmas.
Rosell é autor de livros como A lenda de Taita Osongo (112 páginas, R$ 27), publicado no Brasil por Edições SM, cuja história se passa em Havana, Cuba, no tempo das grandes navegações. Um traficante de escravos prende o feiticeiroTaita Osongo, e é amaldiçoado por ele: sua filha se apaixona por um escravo. A obra entrou para o acervo da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) de 2008. O autor, cubano que atualmente mora na França, já recebeu importantes prêmios, como o White Ravens. Sua palestra na FLIT acontece no dia 27 de julho, às 15h30, no Auditório Juarez Moreira.
Com o objetivo de ampliar o acesso da população aos bens culturais e sociais, consolidando a política de incentivo à leitura, além da produção literária e cultural do estado, a feira promove atividades que, somadas, totalizam 230 opções, entre oficinas, mini-cursos, palestras e workshops. Além da literatura, a área de educação também recebe atenção especial, e os profissionais de Edições SM também colaboram com uma palestra e uma oficina.
No dia 1º de agosto, das 14 às 18h, o professor Joe Garcia, doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e que atua na formação de professores das redes pública e privada, ministra a Oficina de Interdisciplinaridade e Literatura. O objetivo é desenvolver práticas de interdisciplinaridade na escola, utilizando a literatura como elemento de articulação das experiências de aprendizagem. Em 3 de agosto, Ulisses Araújo, pesquisador na área de educação e psicologia e também consultor do Ministério da Educação para o Programa Ética e Cidadania, apresenta a palestra As revoluções educacionais e a construção de valores, das 10 às 11h30. Ulisses defende que é fundamental que a escola e o professor preparem seus alunos para a existência autônoma, o que requer mudar estruturas sociais e tradições pedagógicas autoritárias. Em outras palavras, mais do que nunca, a educação em valores deve ser uma prioridade.
Palestra
com Joel Franz Rosell
Título:
Eu é um Outro - Testemunho pessoal sobre
a literatura infanto-juvenil francesa
Data: 27 de julho
Horário: das 15h30 às 16h30
Local: Auditório Juarez Moreira
Palestra
com Ulisses Araújo
Título: As
revoluções educacionais e a construção de valores
Data: 3 de agosto
Horário: das 10h às 11h30
Local: Auditório da Assembleia Legislativa
Oficina
com Joe Garcia
Título: Oficina
de Interdisciplinaridade e Literatura
Data: 1º de agosto
Horário: das 14h às 18h
Local: Tribunal de Contas – sala 17
Para mais informações, visite o estande de Edições SM durante a Feira Literária
Internacional de Tocantins.
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.
No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.
Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom