10
História de capoeira recontada por Carolina Cunha mostra como a sabedoria vale mais que a força
“Yê vamos embora, camarada”. Começou o jogo de capoeira na floresta. E o gato, mestre da capoeiragem, vai ensinar os bichos a praticar essa luta cheia de ginga, enraizada na cultura brasileira. Até que chega uma onça braba que também quer aprender a jogar. Mas o mestre, astuto que é, percebe que ela não está ali só para se divertir: quer é saciar sua fome à custa dos outros. Para espanto de todos, Mestre gato aceita ensinar os movimentos para a onça, mas eis que chega o dia da formatura e a fera desafia o professor. Começa então o jogo: corpos para frente e para trás, muita finta e golpes variados: rabo de arraia, peão de cabeça, chapa, giro de aú e vários outros. Ao fim, o esperto gato surpreende a onça e a derrota de modo irremediável.
Edições SM promove oficina para professores sobre estratégias para aprendizagem de espanhol
Encontro gratuito acontece no próximo dia 20 de outubro em São Paulo e marca lançamento de nova coleção didática
Lançamento de reconto infantil sobre história de capoeira terá Orquestra Nzinga de berimbaus
Garotada poderá curtir o som do típico instrumento afro-brasileiro e conhecer o livro 'Mestre gato e comadre onça', reconto de uma história de capoeira que ganha vida no texto e nas ilustrações de Carolina Cunha.
Alice sai de sua história e vai parar nos telhados de uma favela brasileira
Ao tentar escrever uma história tarde da noite, o narrador experimenta uma situação inusitada diante dos papéis espalhados sobre sua mesa. Sem inspiração nenhuma, desenha um círculo e, quando está quase pegando no sono, é despertado por um grito: “Coeeeelhooo!!!”. Vários personagens começam a sair de dentro da ilustração e a correr em direção a outras páginas. Assim se inicia 'Alice no telhado', novo livro do autor-ilustrador Nelson Cruz, que acaba de ser lançado por Edições SM.