Clientes
Edições SM lança blog para discutir educação em valores
Dec 07, 2011
Alinhada com sua missão de promover uma educação integral, pautada em valores humanísticos, como respeito às diferenças, responsabilidade social, cooperação, consciência global e solidariedade, Edições SM lança mais uma iniciativa: a criação do blog Educação em valores, um espaço privilegiado para discussão e disseminação de práticas e reflexões sobre o tema.
Criado neste segundo semestre de 2012, o blog Educação em valores já reúne um conteúdo bastante significativo, com quatro frentes de atuação. Em Iniciativas de valor, os leitores podem conhecer várias atividades que estão sendo desenvolvidas por escolas e entidades diversas, que têm como princípio a educação em valores. “A ideia é dar visibilidade a essas ações, de modo a inspirar o dia a dia de professores”, explica a gerente de Inteligência de Serviços Educacionais de Edições SM, Silvia Carvalho Barbosa, editora do blog.
Na categoria Livro do mês, são indicadas obras de literatura infantil e juvenil que enfatizam o respeito à diversidade cultural e às diferenças individuais, potencializando o trabalho educacional dentro e fora da escola. Vários deles remetem para um guia de leitura, onde o professor vai encontrar dicas e sugestões de como trabalhar o livro de modo interessante e complementar ao currículo.
Em Sala de aula, são também encontradas sugestões práticas de atividades a serem realizadas em sala de aula, como a utilização do desenho para desenvolver a observação, de modo a refletir sobre as diferenças e semelhanças que unem os seres humanos, e a indicação de um filme de animação, que remete a temas como convivência, respeito, preconceito e diversidade. As sugestões estão sendo preparadas pela equipe pedagógica de Edições SM, que pretende, a cada mês, apresentar uma nova atividade.
E, no espaço Reflexão, os professores vão encontrar artigos de especialistas na área. O espaço já conta com a colaboração permanente de dois educadores: José Pacheco e Ulisses de Araújo.
Um dos maiores especialistas brasileiros em moralidade na educação, o professor titular da Universidade de São Paulo, Ulisses Ferreira de Araújo, colabora com um artigo mensal. Já está disponível texto em que discute como é possível ensinar ética nas escolas.
O educador José Pacheco, mestre em Educação pela Universidade do Porto (Portugal) e um dos idealizadores da Escola da Ponte, mantém duas colaborações mensais. Ele está construindo um “dicionário da educação em valores“. Estão publicados os primeiros verbetes: Autonomia, Beleza e Coerência.
O blog conta também com a participação de convidados, como a professora da Faculdade de Educação da Unicamp, Telma Vinha, que já postou três artigos sobre a construção da autonomia, e Silvia Gasparian Colello, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, que escreveu sobre alfabetização e educação em valores.
Segundo Silvia Barbosa, a participação dos professores é fundamental, por meio do envio de comentários, críticas e sugestões. “Contamos com o feedback dos professores para podermos aperfeiçoar as atividades propostas”, afirma. Para tanto, há um espaço especial para envio de colaborações ao final de cada postagem, bem como para compartilhar no Facebook, Twitter e Google Mais.
O endereço do blog Educação em valores é: www.educacaoemvalores.wordpress.com
Mapa de iniciativas – Outras iniciativas de Edições SM em prol da educação em valores são a realização de fóruns e seminários, dedicados à formação continuada de professores, favorecendo a reflexão sobre o fazer pedagógico. A programação dos eventos está disponível no site da editora.
Também no site, no Canal do Professor, é possível conhecer o Diário de um professor, que apresenta atividades práticas pensadas para a promoção da educação em valores na sala de aula. O material se caracteriza por apresentar o passo a passo para a realização de cada proposta, bem como incentiva a reflexão sobre o tema.
No mesmo espaço, o professor pode conhecer as campanhas, como a da biodiversidade, que permite um trabalho interdisciplinar a partir de três temas, e o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos. Além de premiar práticas centradas na educação em valores, ambos ajudam na troca de experiências e disseminação de ações que visam a construção da cidadania.
A inclusão também é contemplada. No Canal do Professor, há vários recursos disponíveis para a realização de atividades com crianças que tenham necessidades especiais, como dislexia, paralisia cerebral, surdez, autismo, deficiência visual e outras.
O site de Edições SM é www.edicoessm.com.br
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.
No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.
Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom