Clientes
Edições SM marca presença no Salão FNLIJ
Apr 20, 2012
Editora leva autores de três livros para encontro com o público e presta homenagem a Bartolomeu Campos de Queirós no maior evento do livro infantil e juvenil do país.
Durante o 14º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, que acontece no Rio de Janeiro até o próximo dia 29 de abril, Edições SM apresenta seu catálogo de livros de literatura e informativos em dois estandes (números 78 e 79) e lança três novos títulos com a presença de autores.
Além disso, participa da homenagem ao consagrado escritor Bartolomeu Campos de Queirós, falecido em janeiro deste ano, autor de mais de 40 livros, dentre eles o premiado Tempo de voo, lançado pela editora em 2009. A obra recebeu o Prêmio Melhor Livro para o Jovem, Hors-Concours – FNLIJ 2009, o Prêmio Glória Pondé da Biblioteca Nacional em 2009, integrou o Catálogo White Ravens, Biblioteca Internacional da Juventude e a Seleção FNLIJ Catálogo de Bolonha em 2010, além de ter sido finalista do Prêmio Jabuti, como melhor livro infantil no mesmo ano. Haverá exposição de painéis resgatando a história do escritor mineiro, além de leitura de seus livros e debates entre especialistas sobre sua obra.
Em 2012, Edições SM teve três de seus livros agraciados com o Prêmio FNLIJ, em diferentes categorias, bem como outros cinco títulos receberam o selo "Altamente recomendável". A cerimônia de premiação acontece no dia 23 de maio, por ocasião do aniversário da entidade. Clique aqui para conhecer as obras premiadas e que estarão expostas no estande da editora.
Confira a seguir os lançamentos de Edições SM com a presença de autores e ilustradores.
ABC dos povos indígenas no Brasil
Marina Kahn - Ilustrações Apo Fousek
Segunda, 23 de abril, às 13h - Biblioteca FNLIJ para Jovem
Amplo e diversificado, o Brasil indígena vai muito além da cultura tupi. São 234 povos vivendo de norte a sul do país, falantes de 180 línguas distintas, sem contar os grupos que permanecem isolados. Um universo fascinante, que se revela na variedade dos estilos e técnicas de pintura corporal, nos tipos de festas e cerimônias, como as que envolvem ritos de passagem, no sortimento de artefatos, nas formas de relacionamento com a natureza. Sem pretender esgotar o inesgotável, este ABC introduz aspectos essenciais do modo de vida indígena que, em conjunto, dão uma ideia da diversidade étnica, que vale a pena conhecer e é preciso preservar.
Marina Kahn nasceu em São Paulo em 1957. Estudou Ciências Sociais e trabalhou na Fundação Nacional do Índio (Funai) por mais de uma década. Morou no território dos Ticuna, no alto rio Solimões e, depois, no Parque do Xingu. A partir dos anos 1990, juntou-se a ONGs indigenistas empenhadas em comprometer o Estado brasileiro a reconhecer a existência de índios no país e a estabelecer uma legislação que os visse como cidadãos de direitos, sobretudo territoriais e linguísticos. Hoje, afastada do cotidiano das aldeias, presta assessoria a associações indígenas e instituições não indígenas em interação.
Apo Fousek nasceu em São Paulo em 1974. É artista plástico multimídia com formação em design gráfico. Em 2005, fez a primeira mostra individual, apresentando sua trajetória dos 5 aos 30 anos. Desde então, tem feito várias exposições e participado de coletivas na Argentina, nos Estados Unidos e em países da Europa. É um artista ativista, que busca explorar a relação dos seres humanos com a natureza, a ética com os animais e as p áticas de consumo consciente, bem como alternativas de vida por meio das subculturas.
Nina e Rosário
Aguinaldo Gonçalves - Ilustração Renato Moriconi
Sexta, 27 de abril, às 16h - Biblioteca FNLIJ para Crianças
Um pacato viveiro de aves entra em polvorosa com o aparecimento de doze ovos surgidos do nada. De onde teriam vindo? Que mãe os abandonara? E o pai, quem seria? A discussão cessa quando Rosário, velha galinha sura, cega de um olho, assume a tarefa de chocá-los. Dos doze ovos, porém, apenas um vinga, trazendo ao mundo Nina, uma galinha-d’angola.No entanto, a despeito do amor de Rosário, não demoram a se manifestar as esquisitices da filha, em tudo diferente das outras galinhas do quintal. Enquanto estas gastam seu tempo entre o milho e o poleiro, aquela se arrisca em voos cada vez mais perigosos, cada vez mais perto do cercado de Glauco, cão ferocíssimo. Sua mãe a adverte com frequência, mas de que vale o desvelo perante a força do instinto?
Aguinaldo Gonçalves é natural de Buritama, SP. Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, ele é professor da Unesp em São José do Rio Preto, SP. Poeta, ensaísta, crítico de artes, escreveu, entre outros títulos, Signos em cena: poesia/ ensaio (São Paulo: Ateliê, 2010), Museu movente: o signo da arte em Marcel Proust (São Paulo: Edunesp, 2004), Laokoon revisado: relações homológicas entre texto e imagem (São Paulo: Edusp, 1994) e Transição e permanência. Miró/ João Cabral: da tela ao texto (São Paulo: Iluminuras, 1989), prêmio APCA 1990. Nina e Rosário é sua estreia como autor infantojuvenil.
Renato Moriconi nasceu em São Paulo, em 1980. Formado em Artes Plásticas e Design gráfico, é autor e ilustrador de O sonho que brotou, Dia de sol e Telefone sem fio e O alvo. Os dois últimos livros, concebidos em parceria com Ilan Brenman, obtiveram o Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2011 na categoria Imagem (Telefone sem fio) e em 2012 na categoria Criança (O alvo). Site oficial: www.moriconi.com.br.
Nem eu nem outro
Suzana Montoro - Ilustração de capa Adams Carvalho
Sábado, 28 de abril, às 13h - Biblioteca FNLIJ para Jovens
Adolescente vítima de um AVC perde a memória e passa por uma crise de identidade. O conflito entre a personalidade que emerge após o apagão e a existência pregressa, reconstituída a partir do relato de terceiros, dá margem a uma discussão filosófica sobre os nexos entre memória e identidade, realidade e consciência, mundo sensível e mundo inteligível.
Suzana Montoro nasceu na cidade de São Paulo em 1957. Formada em Psicologia em 1979, trabalha com psicoterapia clínica. Ela é também contista, romancista e autora de livros que receberam o selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do
Livro Infantojuvenil (FNLIJ). Da mesma autora: Em busca da sombra.
Adams Carvalho nasceu em Sorocaba, São Paulo, e mora na capital do
estado desde 1999. Formado em Artes Plásticas, trabalha com ilustrações, animação e pintura. Do mesmo ilustrador: O tempo das surpresas e Turbilhão em Macapá.
O 14º Salão FNLIJ acontece de 18 a 29 de abril, no Centro de Convenções SulAmérica, na Avenida Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Rio de Janeiro (RJ). A programação completa do evento está disponível no site: www.salaofnlij.com.br
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.
No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.
Assessoria de imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada®
Pedro Mariani | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463
| [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom