Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2012 04 Edições SM marca presença no Salão FNLIJ

Clientes

Edições SM marca presença no Salão FNLIJ

Apr 20, 2012

Editora leva autores de três livros para encontro com o público e presta homenagem a Bartolomeu Campos de Queirós no maior evento do livro infantil e juvenil do país.

Durante o 14º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, que acontece no Rio de Janeiro até o próximo dia 29 de abril, Edições SM apresenta seu catálogo de livros de literatura e informativos em dois estandes (números 78 e 79) e lança três novos títulos com a presença de autores.

Além disso, participa da homenagem ao consagrado escritor Bartolomeu Campos de Queirós, falecido em janeiro deste ano, autor de mais de 40 livros, dentre eles o premiado Tempo de voo, lançado pela editora em 2009. A obra recebeu o Prêmio Melhor Livro para o Jovem, Hors-Concours – FNLIJ 2009, o Prêmio Glória Pondé da Biblioteca Nacional em 2009, integrou o Catálogo White Ravens, Biblioteca Internacional da Juventude e a Seleção FNLIJ Catálogo de Bolonha em 2010, além de ter sido finalista do Prêmio Jabuti, como melhor livro infantil no mesmo ano. Haverá exposição de painéis resgatando a história do escritor mineiro, além de leitura de seus livros e debates entre especialistas sobre sua obra.

Em 2012, Edições SM teve três de seus livros agraciados com o Prêmio FNLIJ, em diferentes categorias, bem como outros cinco títulos receberam o selo "Altamente recomendável". A cerimônia de premiação acontece no dia 23 de maio, por ocasião do aniversário da entidade. Clique aqui para conhecer as obras premiadas e que estarão expostas no estande da editora.

Confira a seguir os lançamentos de Edições SM com a presença de autores e ilustradores.

ABC dos povos indígenas no Brasil

Marina Kahn - Ilustrações Apo Fousek
Segunda, 23 de abril, às 13h - Biblioteca FNLIJ para Jovem

ABC dos povos índígenas no BrasilAmplo e diversificado, o Brasil indígena vai muito além da cultura tupi. São 234 povos vivendo de norte a sul do país, falantes de 180 línguas distintas, sem contar os grupos que permanecem isolados. Um universo fascinante, que se revela na variedade dos estilos e técnicas de pintura corporal, nos tipos de festas e cerimônias, como as que envolvem ritos de passagem, no sortimento de artefatos, nas formas de relacionamento com a natureza. Sem pretender esgotar o inesgotável, este ABC introduz aspectos essenciais do modo de vida indígena que, em conjunto, dão uma ideia da diversidade étnica, que vale a pena conhecer e é preciso preservar.

Marina Kahn nasceu em São Paulo em 1957. Estudou Ciências Sociais e trabalhou na Fundação Nacional do Índio (Funai) por mais de uma década. Morou no território dos Ticuna, no alto rio Solimões e, depois, no Parque do Xingu. A partir dos anos 1990, juntou-se a ONGs indigenistas empenhadas em comprometer o Estado brasileiro a reconhecer a existência de índios no país e a estabelecer uma legislação que os visse como cidadãos de direitos, sobretudo territoriais e linguísticos. Hoje, afastada do cotidiano das aldeias, presta assessoria a associações indígenas e instituições não indígenas em interação.

Apo Fousek nasceu em São Paulo em 1974. É artista plástico multimídia com formação em design gráfico. Em 2005, fez a primeira mostra individual, apresentando sua trajetória dos 5 aos 30 anos. Desde então, tem feito várias exposições e participado de coletivas na Argentina, nos Estados Unidos e em países da Europa. É um artista ativista, que busca explorar a relação dos seres humanos com a natureza, a ética com os animais e as p áticas de consumo consciente, bem como alternativas de vida por meio das subculturas.

Nina e Rosário

Aguinaldo Gonçalves - Ilustração Renato Moriconi
Sexta, 27 de abril, às 16h - Biblioteca FNLIJ para Crianças

Nina e o RosárioUm pacato viveiro de aves entra em polvorosa com o aparecimento de doze ovos surgidos do nada. De onde teriam vindo? Que mãe os abandonara? E o pai, quem seria? A discussão cessa quando Rosário, velha galinha sura, cega de um olho, assume a tarefa de chocá-los. Dos doze ovos, porém, apenas um vinga, trazendo ao mundo Nina, uma galinha-d’angola.No entanto, a despeito do amor de Rosário, não demoram a se manifestar as esquisitices da filha, em tudo diferente das outras galinhas do quintal. Enquanto estas gastam seu tempo entre o milho e o poleiro, aquela se arrisca em voos cada vez mais perigosos, cada vez mais perto do cercado de Glauco, cão ferocíssimo. Sua mãe a adverte com frequência, mas de que vale o desvelo perante a força do instinto?   

Aguinaldo Gonçalves é natural de Buritama, SP. Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, ele é professor da Unesp em São José do Rio Preto, SP. Poeta, ensaísta, crítico de artes, escreveu, entre outros títulos, Signos em cena: poesia/ ensaio (São Paulo: Ateliê, 2010),  Museu movente: o signo da arte em Marcel Proust (São Paulo: Edunesp, 2004), Laokoon revisado: relações homológicas entre texto e imagem (São Paulo: Edusp, 1994) e Transição e permanência. Miró/ João Cabral: da tela ao texto (São Paulo: Iluminuras, 1989), prêmio APCA 1990. Nina e Rosário é sua estreia como autor infantojuvenil.

Renato Moriconi nasceu em São Paulo, em 1980. Formado em Artes Plásticas e Design gráfico, é autor e ilustrador de O sonho que brotou, Dia de sol e Telefone sem fio e O alvo. Os dois últimos livros, concebidos em parceria com Ilan Brenman, obtiveram o Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2011 na categoria Imagem (Telefone sem fio) e em 2012 na categoria Criança (O alvo). Site oficial: www.moriconi.com.br.

Nem eu nem outro

Suzana Montoro - Ilustração de capa Adams Carvalho
Sábado, 28 de abril, às 13h - Biblioteca FNLIJ para Jovens

Nem eu nem outroAdolescente vítima de um AVC perde a memória e passa por uma crise de identidade. O conflito entre a personalidade que emerge após o apagão e a existência pregressa, reconstituída a partir do relato de terceiros, dá margem a uma discussão filosófica sobre os nexos entre memória e identidade, realidade e consciência, mundo sensível e mundo inteligível.

Suzana Montoro nasceu na cidade de São Paulo em 1957. Formada em Psicologia em 1979, trabalha com psicoterapia clínica. Ela é também contista, romancista e autora de livros que receberam o selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do
Livro Infantojuvenil (FNLIJ). Da mesma autora: Em busca da sombra.

Adams Carvalho nasceu em Sorocaba, São Paulo, e mora na capital do
estado desde 1999. Formado em Artes Plásticas, trabalha com ilustrações, animação e pintura. Do mesmo ilustrador: O tempo das surpresas e Turbilhão em Macapá.


O 14º Salão FNLIJ acontece de 18 a 29 de abril, no Centro de Convenções SulAmérica, na Avenida Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Rio de Janeiro (RJ). A programação completa do evento está disponível no site: www.salaofnlij.com.br

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de imprensa do Grupo SM: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Pedro Mariani | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463
[email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom