Notícias Grupo SM
Notícias Grupo SM
Leituras para todas as idades resgatam a rica cultura dos povos indígenas
Como forma de reconhecer a importância dos povos indígenas que, durante tantos anos, sofreram com a degradação e a imposição de novas culturas sobre as suas, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 1995, o dia 9 de agosto como o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A intenção é preservar essas culturas que integram o patrimônio cultural e histórico da humanidade, com suas inúmeras riquezas e sabedorias milenares. Para favorecer a aproximação de crianças a essas tradições que fazem parte de nossa vida, Edições SM sugere quatro títulos que, de maneira lúdica, resgatam a diversidade da cultura indígena nacional.
Lúcia Hiratsuka lança dois livros na 1ª Feira Literária de São Bernardo do Campo
Escritora é convidada da 1ª Feira Literária de São Bernardo do Campo para Crianças e Jovens (FELIT), para o lançamento dos livros 'O ogro e as galinhas' e 'Ladrão de ovos' (Edições SM), no dia 11 de agosto, às 14h, no espaço FNLIJ Hans Christian Andersen.
Livros que humanizam a reflexão sobre os limites do corpo são a dica para o Dia Nacional da Saúde
Por que não sentimos o gosto da comida quando estamos gripados? Para que serve a saliva? O nariz tem memória? Essas são algumas das perguntas respondidas em 'O olfato e o paladar' (88 páginas, R$ 24), desenvolvido pela associação francesa Les Petits Débrouillards. Aliar literatura, ciência e informação é a sugestão de Edições SM para o Dia Nacional da Saúde, comemorado em 5 de agosto – data de nascimento do médico Oswaldo Cruz. O livro, indicado para crianças a partir de 6 anos, é uma das opções da editora para que crianças e adultos reflitam sobre este importante tema.
A 1ª Feira Literária de São Bernardo do Campo recebe autor internacional de literatura infantil e juvenil
A 1ª Feira Literária de São Bernardo do Campo para Crianças e Jovens (FELIT), que ocorre entre os dias 1º e 14 agosto, terá como convidado o escritor Joel Franz Rosell. Autor de cerca de vinte obras voltadas ao público infantil e juvenil, o cubano que hoje vive na França conta com publicações em diversos países da América Latina e da Europa. Rosell já recebeu importantes prêmios, como o White Ravens, concedido pela Biblioteca Internacional da Juventude aos melhores livros de literatura juvenil publicados no mundo. Ele apresenta uma palestra no dia 6 de agosto, às 16h, no Auditório.
Escritor internacional de literatura infantil Joel Franz Rosell participa da Feira Literária de Tocantins
O escritor cubano, que reside atualmente na França, é autor de livros como “A lenda de Taita Osongo”, publicado no Brasil por Edições SM. Ele participa do evento no dia 27 de julho.
Dia dos Avôs: literatura infantil leva crianças a refletir sobre respeito e amadurecimento
Em tempos de pais e mães super-atarefados, os avôs e avós se tornam figuras cada vez mais importantes na criação e educação das crianças. E o dia 26 de julho é uma excelente oportunidade para agradecê-los e homenageá-los – é o Dia dos Avôs. A data tem inspiração católica e marca o dia de Santa Ana e São Joaquim, mas já se popularizou na sociedade, não se restringindo ao âmbito religioso. Para refletir sobre a relação entre crianças e seus avôs, Edições SM propõe diversas obras da literatura infantil para crianças e adolescentes.
Premiado escritor português mistura referências poéticas e filosóficas em livro para crianças
O escritor português Álvaro Magalhães narra as divertidas aventuras dos bichos do largo do Pinheiro Grande em "A mata dos medos", obra lançada por Edições SM. Indicado para crianças a partir de 10 anos, o livro mistura realidade e ficção ao retratar o ecossistema de uma verdadeira reserva ambiental que se estende por uma faixa litorânea de cinco quilômetros entre as terras de Almada e Sesimbra, em Portugal: a Mata dos Medos – que se pronuncia com “e” aberto. Cinco amigos povoam as páginas da história com seu cotidiano: o preguiçoso Ouriço, a inteligente Toupeira, o desesperado Coelho, a confusa Lagarta e o ativo Chapim, pássaro típico da Europa e da Ásia.
Livros retratam o futebol no cotidiano infantil
O Dia Nacional do Futebol, comemorado em 19 de julho, foi instaurado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e celebra o primeiro time como clube no Brasil, o Sport Clube Rio Grande. O esporte foi trazido por Charles Miller há 117 anos, e hoje se configura como uma das principais marcas do país. O que antes era um esporte de elite, hoje é praticado por pessoas de todas as idades e condições sociais. O tema chega às crianças através de diversos títulos de Edições SM, retratando o esporte no cotidiano infantil.
Campanha da Biodiversidade premia professores de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul
Os vencedores embarcam para Fernando de Noronha no dia 14 de julho para conhecer projetos de preservação ambiental.
Bate-papo com escritores, teatros, cirandas e sessões de autógrafos reúnem o público infantil na Flipinha
Quatro dos escritores de literatura infantil e juvenil que participam da Flipinha têm livros publicados por Edições SM. Um dos livros, “Lin e o outro lado do bambuzal”, de Lúcia Hiratsuka, será apresentado como teatro no dia 7 de julho.