Clientes
OPINIÃO | A escola como espaço para desenvolvimento integral do ser humano
Mar 15, 2013
Artigo do presidente da Liga do Desporto, Jean Gaspar, por ocasião do Dia da Escola, comemorado em 15 de março.
Depois da família, a escola é a principal instituição na formação humana. Por sua importância social, o dia 15 de março foi instituído como o Dia da Escola. A passagem da data comemorativa configura-se, portanto, como um momento oportuno para resgatarmos o sentido dessa instituição e ampliá-lo para além do conceito a que estamos habituados.
Tradicionalmente, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal como informal. É neste ambiente que as crianças aprendem a interagir com as pessoas e a respeitar o próximo, bem como a desenvolver suas próprias aptidões. A escola sempre foi vista sob dois prismas: educar e instruir.
Educar é socializar, ensinar as boas maneiras e as regras de civilidade, ética e convivência. Já instruir significa transmitir saberes e desenvolver competências. Juntos, educação e instrução, formam o cidadão lúcido, crítico, responsável e autônomo, pronto a se socializar e a participar do processo de construção da sociedade.
Até hoje a escola encontra-se moldada por essas duas concepções. Por isso, tem um papel fundamental na manutenção e preservação da sociedade.
Mas, para além de ser o espaço por excelência da educação e da instrução, a escola deve ser também o espaço para expressão da afetividade. Por isso, é papel do professor transmitir afeto para os educandos e estimular a sua manifestação, pois por meio da troca se desenvolve o sentido da amizade, do carinho, do companheirismo, da paixão pela vida e da alegria pelas conquistas e realizações. E pode ajudar a lidar com os sentimentos e emoções negativas, que atrapalham o convívio social e trazem infelicidade.
A escola é um espaço não apenas para o desenvolvimento da mente e do cérebro, mas também de formação integral do ser humano, onde o indivíduo se forma holisticamente, integrando razão e emoção, corpo e alma.
É nesse sentido que a prática desportiva se insere no contexto escolar. Não como mero culto ao corpo e à competição individualista, mas sim como uma oportunidade para também desenvolver aspectos afetivos.
A escola é um espaço para a formação holística do ser humano, integrando razão e emoção, corpo e alma.
É justamente esse um dos motes do programa de educação esportiva Toque de Letra, que é oferecido gratuitamente a meninos e meninas de 6 a 11 anos de idade a prática de quatro modalidades esportivas (basquetebol, futsal, voleibol e handebol). São duas aulas semanais, fora do período escolar, ministradas por educadores físicos, em escolas públicas.
O Toque de Letra nasceu em 2009 e desde então vem sendo um sucesso crescente em Guarulhos, primeira cidade onde foi implantado, resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Liga do Desporto. Em 2012, foram mais de 8 mil crianças em 68 polos de atendimento. Neste ano, já são mais de 13 mil crianças inscritas, que estão praticando o exercício da cidadania, ao invés de estarem nas ruas desacompanhadas e vulneráveis, ou imobilizadas na frente da televisão ou do computador, enquanto seus pais trabalham.
O sucesso do projeto deve-se a seu caráter pedagógico, que visa estimular, por meio do esporte, a ampliação do acervo motor, o desenvolvimento educacional, social, afetivo e cognitivo dos participantes, além da prática esportiva propriamente dita. Dentre os diferenciais que o Toque de Letra oferece estão os princípios da inclusão e o respeito à diversidade humana. Desde a sua concepção, o Toque de Letra é para todos. Nosso objetivo não é formar atletas de alto rendimento, mas sim estimular a capacidade de aprendizado e o desenvolvimento de atitudes humanas essenciais como cooperação, cordialidade, ética, liderança, respeito, disciplina e autoconfiança. Neste Dia da Escola, a Liga do Desporto se orgulha por ser parceira da escola na sua missão de formar cidadãos plenos e integrais.
Podemos então anunciar que o programa Toque de Letra atingiu a maturidade para expandir seu escopo de atuação e ser implantado em outros municípios paulistas.
Jean Gaspar, mestre em Filosofia pela PUC/SP, é presidente da Liga do Desporto, entidade que promove atividades físicas e desportivas como instrumento de educação e formação da cidadania.
Assessoria de imprensa da Liga do Desporto:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Robert Badou | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom