No espaço cênico da propaganda política
Pesquisadores desvendam os bastidores da propaganda política na história brasileira
De Deodoro da Fonseca (1889) ao estágio mais recente da história brasileira, a obra No espaço cênico da propaganda política, organizada por Adolpho Queiroz, coloca em perspectiva as ações de comunicação e de propaganda mais marcantes no decorrer das disputas pelo poder governamental. A coletânea de 19 artigos reunidos nesta publicação possibilita uma reflexão sobre os diferentes contextos a partir dos quais os aspirantes ao cargo máximo do poder público – a presidência do país – tiveram que construir suas estratégias eleitorais.
Adolpho Queiroz e pesquisadores da comunicação lançam livro sobre a propaganda política de diferentes presidentes
Lançamento acontece no dia 8 de junho, quarta-feira, às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon.
Pesquisador investiga a importância da propaganda política na eleição do tímido e pouco carismático Eurico Gaspar Dutra
Nas eleições de 1945, pós-ditadura Varguista, o candidato Eduardo Gomes, da União Democrática Nacional (UDN), afirmava que não precisava dos votos “dessa malta de desocupados que apóia o ditador”. Para Eurico Gaspar Dutra, esta contrapropaganda foi fundamental para garantir o posto de presidente da República. Baixinho, sério, tímido e com problemas de dicção, o ministro da Guerra de Vargas precisava de uma boa estratégia de propaganda política para lhe ajudar nas eleições.
Lançamento de livro sobre a propaganda política de presidentes brasileiros acontece na próxima semana
Evento está marcado para o dia 8 de junho, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, e conta com a presença do organizador da obra, Adolpho Queiroz.
Pesquisadora investiga o cinejornalismo como propaganda política
Algumas vezes comparado a Joseph Goebbles, ministro da Propaganda de Adolf Hitler, Lourival Fontes foi o grande responsável pelas campanhas políticas do Estado Novo (1937-1945). Inspirado nas ações de marketing do líder nazista alemão, além das de Mussolini e Stalin, o jornalista brasileiro usou e abusou de técnicas que transformassem a imagem de Getúlio Vargas na de um salvador da pátria, responsável direto pela qualidade de vida de toda população.
Politicom recebe trabalhos para o X Congresso Brasileiro de Marketing Político
Inscrições para apresentação de trabalhos no Congresso da Politicom vão até o próximo dia 15 de junho. Evento acontece nos dias 3 e 4 de agosto, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.
Jornalistas e publicitários lançam amanhã obra sobre propaganda dos presidentes do Brasil
Adolpho Queiroz e equipe de pesquisadores em comunicação autografam amanhã, 8 de junho, o livro "No espaço cênico da propaganda política".
Congresso Brasileiro de Marketing Político e Festival de Jingles Eleitorais recebem inscrições de trabalhos até 20 de junho
As inscrições para apresentação de trabalhos no Congresso da Politicom e de jingles para o I Festival de Jingles Eleitorais foram prorrogadas até segunda-feira, 20 de junho. Evento acontece nos dias 3 e 4 de agosto, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.