Clientes
Pesquisador investiga a importância da propaganda política na eleição do tímido e pouco carismático Eurico Gaspar Dutra
Jun 10, 2011
Nas eleições de 1945, pós-ditadura Varguista, o candidato Eduardo Gomes, da União Democrática Nacional (UDN), afirmava que não precisava dos votos “dessa malta de desocupados que apóia o ditador”. Para Eurico Gaspar Dutra, esta contrapropaganda foi fundamental para garantir o posto de presidente da República. Baixinho, sério, tímido e com problemas de dicção, o ministro da Guerra de Vargas precisava de uma boa estratégia de propaganda política para lhe ajudar nas eleições.
O artigo Eurico Gaspar Dutra: o “catedrático do silêncio” na acústica do getulismo, de Ricardo Reis Hiar, é um dos 19 textos que compõem a obra No espaço cênico da propaganda política, organizada por Adolpho Queiroz. Neste artigo, especificamente, o leitor compreende como Dutra obteve a ajuda do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) para aproveitar a imagem de “pai dos pobres” de Getúlio e ganhar a confiança da classe trabalhadora brasileira, além de enfraquecer a imagem de seus oponentes.
Embasada em jornais, revistas, fontes especializadas e documentos históricos para traçar uma análise contundente sobre os caminhos da comunicação no meio político de Deodoro da Fonseca (1889) até o estágio mais recente da história brasileira, o livro No espaço cênico da propaganda política é voltado a todas as pessoas que trabalham, estudam ou se interessam pelo tema. Traz uma discussão fundamentada, inteligente e em linguagem acessível para entender a importância da propaganda, do marketing e do jornalismo no âmbito da política brasileira.
Sobre o organizador – Adolpho Queiroz é pós-doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). É mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), tendo se graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Umesp e de Graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É presidente da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político (Politicom), além de ex-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
Título: No espaço cênico da propaganda política
Organizador: Adolpho Queiroz
Editora: Papel Brasil
Formato: 16 x 23 cm
Número de páginas: 332
ISBN: 978-85-88138-13-1
Preço: R$ 30
Clique aqui para acessar a lista de autores e a relação dos artigos
___________________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Juliana Monteiro | [email protected]
11 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom