Clientes
Pesquisadora investiga o cinejornalismo como propaganda política
Jun 20, 2011
Algumas vezes comparado a Joseph Goebbles, ministro da Propaganda de Adolf Hitler, Lourival Fontes foi o grande responsável pelas campanhas políticas do Estado Novo (1937-1945). Inspirado nas ações de marketing do líder nazista alemão, além das de Mussolini e Stalin, o jornalista brasileiro usou e abusou de técnicas que transformassem a imagem de Getúlio Vargas na de um salvador da pátria, responsável direto pela qualidade de vida de toda população.
A atuação deste articulado profissional da comunicação é estudada no texto A propaganda política no telão do cinejornalismo, de Daniela Rocha, um dos 19 artigos que compõe a obra No espaço cênico da propaganda política, organizada por Adolpho Queiroz. Neste artigo o leitor compreende como Lourival Fontes marcou a história da propaganda política brasileira ao usar o rádio, com o programa “A hora do Brasil”, e o cinema, considerado na época um dos meios mais modernos e científicos de agir sobre as massas e entrar no inconsciente coletivo da nação.
Embasada em jornais, revistas, fontes especializadas e documentos históricos para traçar uma análise contundente sobre os caminhos da comunicação no meio político, desde Deodoro da Fonseca (1889) até o estágio mais recente da história brasileira, o livro No espaço cênico da propaganda política é voltado a todas as pessoas que trabalham, estudam ou se interessam pelo tema. Traz uma discussão fundamentada, inteligente e em linguagem acessível para entender a importância da propaganda, do marketing e do jornalismo no âmbito da política brasileira.
Sobre o organizador – Adolpho Queiroz é pós-doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). É mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), tendo se graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Umesp e de Graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É presidente da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político (Politicom), além de ex-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
Título: No espaço cênico da propaganda política
Organizador: Adolpho Queiroz
Editora: Papel Brasil
Formato: 16 x 23 cm
Número de páginas: 332
ISBN: 978-85-88138-13-1
Preço: R$ 30
Clique aqui para acessar a lista de autores e a relação dos artigos
Assessoria de Imprensa:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Juliana Monteiro | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom. com.br