Clientes
Pesquisadores desvendam os bastidores da propaganda política na história brasileira
May 23, 2011
De Deodoro da Fonseca (1889) ao estágio mais recente da história brasileira, a obra No espaço cênico da propaganda política, organizada por Adolpho Queiroz, coloca em perspectiva as ações de comunicação e de propaganda mais marcantes no decorrer das disputas pelo poder governamental. A coletânea de 19 artigos reunidos nesta publicação possibilita uma reflexão sobre os diferentes contextos a partir dos quais os aspirantes ao cargo máximo do poder público – a presidência do país – tiveram que construir suas estratégias eleitorais.
Alguns momentos fascinantes
da história da propaganda política estão representados na
obra, como a utilização do rádio para a
conformação da chamada ideologia estadonovista, tendo Getúlio Vargas utilizado
os recursos dessa mídia na sua aproximação com o público, e as táticas
políticas empregadas na eleição de
Jânio Quadros à Presidência da República, em 1960.
Embasado em jornais, revistas e documentos históricos,
além de obras teóricas clássicas do campo político, da comunicação e do marketing,
o livro diferencia-se pela abordagem dos primórdios da propaganda e do jornalismo
brasileiro, ilustrando como a imprensa figurou com destaque entre os grupos
dominantes e permitiu a construção de uma unidade discursiva em torno de um
objetivo político nacional. Voltado a todas as pessoas que trabalham, estudam
ou se interessam pelo tema, a obra traz uma discussão fundamentada, inteligente
e em linguagem acessível para se entender a importância da propaganda no âmbito
da política brasileira.
Sobre o organizador – Adolpho
Queiroz é pós-doutor em
Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em
Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). É mestre
em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), tendo se graduado em
Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). É
professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Umesp
e de Graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
É presidente da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais de
Comunicação e Marketing Político (Politicom), além de ex-presidente da
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
Título: No espaço cênico da propaganda política
Organizador: Adolpho Queiroz
Editora: Papel Brasil
Formato: 16 x 23 cm
Número de páginas: 332
ISBN: 978-85-88138-13-1
Preço: R$ 30,00
Clique aqui para acessar a lista de autores e a relação dos artigos
Assessoria de Imprensa:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Juliana Monteiro | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom. com.br