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Troca de favores e acusações na imprensa marcaram campanha de Arthur Bernardes à Presidência em 1922

Jun 28, 2011

“Haja o que houver”, respondia o candidato à Presidência Arthur Bernardes aos seus opositores. Eram diversas as manifestações contrárias à campanha bernardista, intensificadas pelas supostas cartas ofensivas ao Exército que lhe eram atribuídas – e que ele negava ter escrito. Quem não fosse amigo dos militares tinha muita chance de não ser eleito no Brasil da década de 1920.

Para fazer frente à ampla oposição, a campanha de Bernardes era estabelecida a partir da grande rede de contatos do candidato e se diferenciava por marcar presença em considerável parte do território nacional, através de disseminadores de suas ideais. “Nomes influentes da política se prontificaram a ser agentes de disseminação de ideias, em uma evidente troca de favores entre poderosos que caracterizou a campanha – e ainda caracteriza o marketing eleitoral por todo o país”, afirma o pesquisador Alexandre Torrezam.

O artigo Arthur Bernardes: o ator diante da propaganda ideologia na imprensa, de Torrezam, é um dos 19 textos que compõem a obra No espaço cênico da propaganda política, organizada por Adolpho Queiroz. É na análise do conteúdo dos jornais impressos, principais meios de comunicação de massa da época – Diário de Minas, Correio da Manhã, O Estado de São Paulo – que se estabelece o estudo da campanha bernardista de 1922, possibilitando ao leitor conhecer elementos da propaganda política e ideológica do passado, muitos deles permanentes na contemporaneidade.

No espaço cênico da propaganda políticaA coletânea é uma publicação oportuna, que traça uma análise contundente sobre os caminhos da comunicação no meio político desde Deodoro da Fonseca (1889) até o estágio mais recente da história brasileira. O livro No espaço cênico da propaganda política é voltado a todas as pessoas que trabalham, estudam ou se interessam pelo tema. Traz uma discussão fundamentada, inteligente e em linguagem acessível para entender a importância da propaganda, do marketing e do jornalismo no âmbito da política brasileira. 

Sobre o organizador – Adolpho Queiroz é pós-doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). É mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), tendo se graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Umesp e de Graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É presidente da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político (Politicom), além de ex-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Título: No espaço cênico da propaganda política
Organizador: Adolpho Queiroz
Editora: Papel Brasil
Formato: 16 x 23 cm
Número de páginas: 332
ISBN: 978-85-88138-13-1
Preço: R$ 30

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