Personal tools
You are here: Home Clientes Pavablog Encontro com blogueiros quer otimizar relação entre livros e leitores

Clientes

Encontro com blogueiros quer otimizar relação entre livros e leitores

Aug 26, 2014

Escritores, blogueiros e editoras se reúnem neste sábado na Bienal do Livro de São Paulo em três mesas-redondas

Quem procura notícias sobre livros, novos títulos, autores ou mesmo sobre o que está acontecendo na Bienal do Livro, certamente não vai encontrar tudo o que procura apenas na chamada grande imprensa. Mas basta buscar na internet um título, um nome de escritor ou evento, como “bienal do livro”, que o resultado é certeiro: centenas ou até milhares de blogs com informações detalhadas, além de vídeos e fotos. “As pessoas não estão se dando conta sobre o papel que esta mídia tem, não apenas na divulgação, mas sobretudo na mobilização de jovens”, afirma Sérgio Pavarini, do Pavablog, um dos organizadores, juntamente com Cassia Carrenho, do PublishNews, do evento Blogs de Letras, que acontece nesse sábado, em três sessões abertas ao público.

 “Esta 23ª edição da Bienal de São Paulo está sendo um sucesso – talvez seja a mais bem-sucedida em termos de público. E isso só pode ser explicado pelo papel que os blogueiros tiveram na sua divulgação junto a adolescentes”, comenta Pavarini. De fato, o público da Bienal está diferente: não apenas crianças, com seus vale-livros, mas majoritariamente jovens afoitos, comprando até pilhas de livros variados. A própria organização do evento admite que, na última edição, os jovens representaram apenas um terço do público. Agora, dominam o cenário. E essa moçada não se satisfaz apenas em ler a obra: quer interagir com seus autores amados… “E aí que os blogs funcionam como catalizadores dessa relação”, explica.

Quem circulou pela Bienal no último final de semana pode ver filas de até 3km com fãs que enfrentaram mais de 6 horas de espera para conseguir senha para autógrafos com seus autores prediletos, como Cassandra Clare, Paula Pimenta e Bruna Vieira. Quando elas entraram no palco nos encontros da programação oficial, ou nos estandes de suas editoras para as sessões de autógrafo, os gritos ensurdecedores da plateia reverberavam por todo o Anhembi.

Para discutir esse novo fenômeno da leitura, serão realizadas três mesas-redondas. A primeira, às 16h30, recebe escritores consagrados pelos jovens, como Paula Pimenta, autora de livros “cor de rosa”, como ela mesma se define, Raphael Montes, jovem escritor de livros policiais, e Toni Brandão, autor multimídia. Eles discutem se o jovem gosta de ler e como blogs e novas tecnologias ajudam a desenvolver o hábito de leitura entre a juventude.

Em seguida, às 18h15, será a vez de discutir a relação entre blogs literários e editoras, que estão convidadas a tomar acento na plateia para ouvir os renomados blogueiros Fabio Mourão, do Dito Pelo Maldito, Alba Milena, da Psychobooks e Karen Alvares, do Por essas páginas, e o editor Pedro Almeida, da Faro Editorial.

A terceira mesa, às 20h, reúne empreendedores no mercado literário e tem o sugestivo título de “Startups editoriais”. Vitor Arteiro, do Bookstart, Felipe Brandão, do Esqueça um Livro, Sérgio Pavarini, do Pavablog e Rosana Hermann, do Querido Leitor, contam o queos blogs podem aprender com iniciativas empreendedoras.

Os encontros acontecem no Auditório da Escola do Livro. Para participar, basta retirar senha 30 minutos antes de cada mesa-redonda. Serão distribuídas apenas 50 senhas.

Document Actions

Mais informações para a imprensa: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom