Clientes
Seminário na PUC-SP reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discutir alfabetização na perspectiva da Psicologia Cognitiva da Leitura
May 12, 2011
Entre os dias 23 e 25 de maio, será realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) o Seminário Internacional de Alfabetização na Perspectiva da Psicologia Cognitiva da Leitura. O evento vai reunir pesquisadores brasileiros e convidados de diferentes países para discutir a questão da alfabetização.
A base teórica da proposta está apoiada em evidências de pesquisa na área da Psicologia, da Educação, das Neurociências do Comportamento, que alguns designam como ciência cognitiva da leitura”, explica a coordenadora da Comissão Organizadora do evento, Maria Regina Maluf, também docente no curso de pós-graduação em Psicologia da Educação da PUC-SP. “Esta é a área de estudos sobre alfabetização que mais avançou nos últimos 20 ou 30 anos e que se destaca no contexto científico internacional por suas contribuições que vêm permitindo um grande avanço na compreensão e explicação da aprendizagem da linguagem escrita”, acrescenta.
Dentre os convidados internacionais, estão nomes como Bruce F. Pennington, da Universidade de Denver; Elena L. Grigorenko, da Universidade de Yale; Hélène Deacon, da Universidade de Dalhousie (Canadá), Jean Emile Gombert, da Universidade Rennes 2 (França); Linnea C. Ehri, da Universidade de Nova York; José Morais, da Universidade Livre de Bruxelas; e Rebecca Treiman, da Universidade de Washington.
Do lado brasileiro, estão previstos simpósios e conferências com pesquisadores de diversas universidades, como USP, PUC, Mackenzie, Santa Casa de São Paulo, UERJ, Unifesp e federais de Goiás, Juiz de Fora, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, entre outras.
Segundo Maria Regina Maluf, os objetivos deste seminário podem ser resumidos em três: “fazer avançar o conhecimento sobre a aprendizagem e o ensino bem sucedido da linguagem escrita; favorecer o acesso dos professores alfabetizadores ao conhecimento baseado em evidências sobre como ensinar a ler com melhores resultados; e incentivar o diálogo entre pesquisadores, estudantes, alfabetizadores e formadores de professores sobre a aprendizagem e o ensino eficiente da linguagem escrita”, explica a professora.
As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. A programação completa e mais informações estão disponíveis no site do evento: www.alfabetização2011.com.br
_______________________________________________________________________________
Mais informações para a imprensa:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalista: Katia Saisi | [email protected]
11 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom