Personal tools
You are here: Home Clientes Pluricom Comunicação Integrada Politicom 2017 acontece em outubro em São Paulo

Clientes

Politicom 2017 acontece em outubro em São Paulo

Jul 14, 2017

Estão abertas as inscrições para a XVI edição do Congresso Brasileiro de Comunicação e Marketing Político (Politicom), que acontece nos dias 5 e 6 de outubro de 2017 na cidade de São Paulo, no câmpus Paraíso da Universidade Paulista (Unip). Até 17 de setembro é possível inscrever trabalhos

Promovido pela Sociedade Brasileira dos Profissionais e Pesquisadores de Comunicação e Marketing Político, esta edição do Politicom tem como tema Campanha Permanente em tempos de crise de representação: os desafios para a Comunicação Política e Eleitoral. Participam do congresso cientistas políticos, professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos na área.

O evento, que é aberto ao público mediante inscrições, conta com uma programação que inclui painéis, mesas-redondas, oficinas, minicursos, grupos de trabalhos e atividades culturais. Os interessados em participar apenas das atividades do evento podem se inscrever até o dia 4 de outubro de 2017, mas há descontos para inscrições antecipadas.

Já os interessados em apresentar trabalhos têm até o dia 17 de setembro de 2017 para enviar seu material no modelo padrão do evento que se encontra na página de inscrição: http://politicom.com.br/.

Serviço
Evento: XVI Politicom
Data: 5 e 6 de outubro de 2017
Local: Universidade Paulista (Unip) – câmpus Paraíso/SP
Endereço: Rua Vergueiro, 1211 – Paraíso (ao lado do metrô Paraíso)

Programação provisória


5 de outubro de 2017

14h – Início do credenciamento

16h – Painel – Comunicação e Marketing Político e Eleitoral: os desafios e as perspectivas num contexto de crise

19h – Solenidade de abertura do Congresso

19h30 – Mesa 1 - Mídia, espetáculo e crise de representação política

22h – Atividade Cultural


6 de outubro de 2017

9h – Credenciamento

9h:00 – Oficinas e Minicursos

12h – Intervalo para Almoço

14h – Grupos de Trabalhos

                   GT 1 –  Campanha Permanente e Comunicação Governamental

                   GT 2 – Propaganda Política e Marketing Eleitoral

                   GT 3 – Jornalismo Político e Eleitoral

                   GT 4 –  Imagem, Opinião Pública e Democracia

                   GT 5 – Mídia e lideranças políticas

                   GT 6 – Pesquisas no âmbito da Graduação

18h – Coffee break e lançamento de livros

19h – Mesa 2 –  Democracia no Brasil e os desafios para a Comunicação Política e Eleitoral

21h30 - Coquetel de Encerramento

Grupos de Trabalho (GTs)

GT 1 - Campanha Permanente e Comunicação Governamental

Coordenador: Dr. Felipe Borba (Unirio)

Relator: Dr. Roberto Gondo Macedo (Mackenzie-SP)

Tem como foco estudos e análises que busquem compreender a relação entre o campo da política e a esfera midiática a partir dos conceitos de campanha permanente, entendida como a confluência entre a comunicação governamental e a comunicação política e eleitoral. Acolhe trabalhos sobre campanha permanente com ênfase na comunicação governamental.


GT 2 - Propaganda Política e Marketing Eleitoral

Coordenador: Ms. Thamiris Franco Martins (Unip-SP)

Relator: Dr. Luiz Ademir de Oliveira (UFSJ-MG)

Acolhe artigos que discutem a propaganda política e eleitoral e o marketing político e eleitoral. O escopo do GT inclui estudos sobre: (a) Propaganda Partidária Gratuita (PPG) na mídia massiva; (b) Propaganda partidária no ciberespaço; (c) o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE); (d) a propaganda dos atores políticos na internet e nas redes sociais; (e) estratégias de marketing político ou eleitoral.


GT 3 - Jornalismo Político e Eleitoral

Coordenadora: Dra. Bárbara Heller (Unip-SP)

Relator: Dr. Paulo Roberto Figueira Leal (UFJF-MG)

Tem como foco pesquisas que investiguem o papel da mídia como ator social e político que atua na construção dos cenários políticos e eleitorais. Abrange trabalhos sobre: (a) cobertura política sobre atores dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário; (b) o enquadramento noticioso sobre fatos da política brasileira e internacional; (c) o processo de agendamento ou silenciamento da mídia sobre questões políticas brasileiras; (d) o papel do jornalismo nas disputas eleitorais; (e) a mídia como um ator político e o seu papel na crise institucional política brasileira.


GT 4 - Imagem, Opinião Pública e Democracia

Coordenadora: Dra. Carla Longhi (Unip-SP)

Relatora: Dra. Carla Montuori Fernandes (Unip-SP)

Acolhe trabalhos que discutam a imagem das instituições políticas e dos atores políticos, a opinião pública e a democracia, principalmente no que diz respeito às especificidades do caso brasileiro. Inclui temáticas como: (a) imagem das instituições políticas; (b) imagem dos atores políticos; (c) opinião pública e cenários político-eleitorais; (d) opinião pública e democracia; (e) democracia: dilemas e desafios; (f) a democracia no Brasil em face da crise institucional e política.


GT 5 - Mídia e lideranças políticas

Coordenador: Dr. Jorge Miklos (Unip-SP)

Relatora: Dra. Genira Chagas Correia (PUC-SP)

O Grupo de Trabalho contempla pesquisas que abordem a emergência das lideranças políticas num cenário de declínio dos partidos políticos e de crescente personalismo da política. Inclui artigos sobre: (a) a imagem das lideranças políticas; (b) o papel da mídia na construção ou desconstrução das lideranças políticas: (c) partidos e lideranças políticas; (d) as lideranças no processo da história política brasileira.


GT 6 - Pesquisas no âmbito da Graduação

Coordenadora: Dra. Fabiana Franco (Estácio – ES)

Relatora: Ms. Alessandra de Castilho (UFABC - SP)

O foco é acolher trabalhos de alunos de graduação que discutam Comunicação Política e Marketing Eleitoral, incorporando as temáticas elencadas nos demais GTs: (1) campanha permanente e comunicação governamental, (2) propaganda e marketing político e eleitoral, (3) jornalismo político e eleitoral, (4) imagem, opinião pública e democracia e (5) mídia e lideranças políticas.

Document Actions

Mais informações para imprensa:

Genira Chagas | [email protected]

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom