Clientes
Art Supply lança versão internacional de prêmio musical
Sep 20, 2007
Mozart, Nino Rota, Donizette e Poulenc. Quatro músicos de épocas e estilos distintos que se encontram no projeto vencedor do VIII Prêmio Art Supply. Será a primeira versão internacional do já tradicional prêmio que incentiva o trabalho de jovens músicos instrumentistas, ao mesmo tempo em que, por meio da arte, atende a população carente brasileira. <br> <br>O CD resultante do Art Supply apresenta em sua versão 2007 o trabalho do pianista franco-italiano Gabriele Gorog e da flautista italiana Francesca Seri.
Mozart, Nino Rota, Donizette e Poulenc. Quatro músicos de épocas e estilos distintos que se encontram no projeto vencedor do VIII Prêmio Art Supply. Será a primeira versão internacional do já tradicional prêmio que incentiva o trabalho de jovens músicos instrumentistas, ao mesmo tempo em que, por meio da arte, atende a população carente brasileira.
O CD resultante do Art Supply apresenta em sua versão 2007 o trabalho do pianista franco-italiano Gabriele Gorog e da flautista italiana Francesca Seri. Aliás, vencer prêmios é algo constante no currículo destes dois músicos.
Francesca ganhou por dois anos consecutivos o primeiro prêmio de música de câmara do concurso “Gradus ad Parnassum” de Veneza e é uma ativa solista dos palcos europeus, já tendo também gravado programas nas rádios de Trieste e de Zagábria, assim como para as televisões belga e alemã. Em 95, gravou em CD o Segundo Concerto para flauta de Devienne, com a Orquestra “L’Offerta Musicale”, e em 96 gravou para a Bongiovanni um CD com a íntegra das Sonatas para flauta de Alessandro Santini.
Já Gorog é um colecionador de prêmios internacionais, como o Ibla Grand Prize, o Musique Esperance e o Charles Oulmont. Também tem tido participação constante como solista, tanto em concertos de câmara como em orquestras, na Europa, Estados Unidos e América Latina. Atualmente dedica-se às obras só para piano de Segre Rachmaninov, tendo gravado em 1991 a integral dos Prelúdios op. 38 e da Terceira Sonata op. 46 de D. Kabalevkskij (Dyanmic-Itália).
No CD Art Supply, Francesca Seri e Gabriele Gorog interpretam de Mozart as sonatas para flauta e piano de números 4 e 6. Estas sonatas K10-15 foram escritas quando o gênio austríaco tinha 18 anos e revelam a influência de J. Christian Bach. Nos movimentos rápidos, a escritura é ágil e brilhante, enquanto nos tempos lentos a flauta é chamada para sustentar o instrumento de teclas com serenidade.
Na seqüência, as Cinque pezzi per flauto e pianoforte, de Nino Rota, mais conhecido do grande público pelas suas trilhas sonoras para os filmes de Fellini. Escritas em 1972, as cinco peças são breves composições, prazerosas e de fluência imediata no estilo neoclássico. Alguns dedicados a personagens de fábulas como “Pollicino” e o “Soldadinho”, fornecem um clima característico que passa da atmosfera mais brilhante a uma sensibilidade decididamente mais íntima e profunda na “Pavana”.
Depois, mais duas sonatas para flauta e piano, uma de Donizetti e a outra de Poulenc, encerram o CD. A de Donizetti, escrita em 1819, consta de dois movimentos: um Largo introdutório em Dó menor ao estilo “ópera dramática“, seguido de um Allegro brilhante em forma de Sonata em modo maior, de escritura ágil e rica de passagens de um virtuosismo Vivace. A obra de Poulenc, finalizada entre 1956 e 57, concede uma prioridade límpida ao elemento melódico retratado nos três movimentos: Allegro malinconico, Cantilena e Presto giocoso.
Prêmio Art Supply de Música - Além de incentivar o trabalho de instrumentistas, o Art Supply busca o engajamento do mundo artístico na ação social junto às crianças e jovens de entidades parceiras do Instituto Beethoven. O resultado dos patrocínios e vendas dos CDs, com tiragem de 5 a 10 mil cópias, e das obras criadas na oficina de artes plásticas, é totalmente revertido para o atendimento de importantes projetos do Terceiro Setor.
A proposta é facilitar a integração das empresas parceiras e dos agentes culturais, fazendo com que trabalhem juntos na realização dos projetos sociais do IMB. O Art Supply é composto de vários projetos que atendem beneficiários externos como crianças carentes na formação e relacionamento da música com as disciplinas escolares na rede pública de Pirapora do Bom Jesus, patrocínio à DERDIC (Divisão de Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação) do projeto planejado para o desenvolvimento profissional de surdos, funcionando como um meio de preparação e qualificação para a inclusão no mundo do trabalho.
Instituto Musical Beethoven - Entidade não governamental criada com o objetivo de financiar pessoas deficientes ou sem possibilidade econômica de estudar e recuperar, por meio da arte, a sua auto-estima. O IMB é sustentado pelo Prêmio Art Supply, estimulando talentos artísticos da música, escultura, poesia e artes plásticas e fornecendo suporte financeiro para entidades de atuação social, ambiental e cultural. Foi o vencedor do Prêmio Cidadania do Anuário Telecom em 2005 e 2006.
Assessoria de Imprensa do Prêmio Art Supply:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: Carlos Sandano e Brenda Volavicius
Fone/fax (11)
3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br