Clientes
Especialistas em marketing político realizam seminário sobre campanhas eleitorais em São Bernardo do Campo
Sep 15, 2011
Diretores da Pluricom e do Instituto Análise são os conferencistas do Seminário Marketing Político Racional, que acontece no dia 15 de outubro, em São Bernardo do Campo.
Ainda que se utilize das mesmas ferramentas do marketing comercial, o marketing político e eleitoral tem suas próprias especificidades. E, para falar delas, será realizado o Seminário Marketing Político Racional, com dois doutores em Ciência Política, especialistas em diferentes áreas de atuação, para abordar modelos e práticas recomendáveis a qualquer candidato em disputa eleitoral.
Alberto Carlos Almeida vai abordar a questão das pesquisas de opinião como ferramenta para identificar os anseios, expectativas e frustrações dos eleitores e o cenário em que se dá a disputa eleitoral. Já Katia Saisi vai explicar como posicionar o candidato de acordo com o que os eleitores querem, construir uma plataforma adequada e comunicá-la de forma clara, eficiente e persuasiva.
Promovido pela Pluricom Comunicação Integrada e Instituto Análise, o Seminário Marketing Político Racional objetiva oferecer a candidatos, profissionais de comunicação e pesquisa, assessores políticos e interessados em geral, os subsídios necessários para a arquitetura de uma campanha eleitoral vitoriosa, baseada em decisões racionais a partir de dados fidedignos da realidade.
O encontro acontece no dia 15 de outubro, sábado, das 9h às 13h, no Liau Park Plaza Hotel, Av. Nações Unidas, 1501 (Via Anchieta Km 18), em São Bernardo do Campo.
As inscrições estão abertas e o investimento é de R$ 250,00 até 6 de outubro. Após essa data, a taxa de adesão é de R$ 300,00. Clique aqui para conferir como proceder.
Mais informações estão disponíveis pelo telefone (11) 3774-6463 ou e-mail [email protected]
Sobre os conferencistas
Alberto Carlos Almeida - coordenou pesquisas eleitorais da FGV entre 2002 e 2005 e da Ipsos Public Affairs entre 2005 e 2007, onde foi responsável pelo Pulso Brasil, uma pesquisa mensal sobre consumo, economia e política. Atualmente, dirige o Instituto Análise, que realiza análise de dados e pesquisas para o setor público e para empresas privadas. É colunista do jornal Valor Econômico. Autor do best-seller A cabeça do brasileiro (Editora Record, 2007) e dos livros A cabeça do eleitor (Editora Record, 2008), Porque Lula? (Editora Record, 2006), Como são feitas as pesquisas eleitorais e de opinião (Editora FGV, 2002), Presidencialismo, parlamentarismo e crise política no Brasil (Eduff, 1998) e A qualidade de vida no Estado do Rio de Janeiro (Eduff, 1997). É doutor em Ciências Políticas pelo Iuperj e foi professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Katia Saisi - Jornalista, especialista em Comunicação e Marketing e mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero, é doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP, na área de Política. É docente do curso de especialização em Marketing Político e Propaganda Eleitoral da Universidade de São Paulo. Realizou várias campanhas eleitorais e assessoramento de políticos, com foco no relacionamento com a imprensa, media training e gestão de crises. É co-autora dos livros Hiperpublicidade: fundamentos e interfaces (Thomson, 2007) e Comunicação e sociedade do espetáculo (Paulus, 2006), além de inúmeros artigos em periódicos científicos. É diretora executiva da Pluricom Comunicação Integrada.
Programação
8h: Credenciamento dos participantes
9h às 10h30: Marketing Político Racional - Dr. Alberto Carlos Almeida
Nova metodologia de marketing político
Números de mais de 100 campanhas eleitorais
Avaliação de desafios, obstáculos e oportunidades
Avaliação de governo e relação com o marketing
Recall dos candidatos
Potencial de crescimento
Problemas levantados pelo eleitorado que devem ser resolvidos
Capacidade de transferência de votos
10h30 às 10h45: Coffee break
10h45 às 12h15: Planejamento estratégico de campanha eleitoral - Dra. Katia Saisi
Definição de público-alvo
Posicionamento do candidato
Identidade e imagem
Conceito da campanha: programa do candidato, slogan, jingle e logomarca, tom de voz, matizes do discurso, símbolos culturais, cores da campanha.
As linguagens de cada mídia
Imprensa: formadores de opinião
Treinamento de equipes e mobilização
12h15 às 13h: Debates e sessão de autógrafo das obras dos palestrantes
_______________________________________________________________________________________________
Seminário Marketing Político Racional
Mais informações:
Orlando Mancini | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br
Twitter @PluricomMKTPol | Facebook Pluricom MKT Político