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Pesquisador analisa a figura do masculino na publicidade com base na semiótica e na psicanálise
Jun 14, 2012
Muitas obras falam sobre publicidade e tentam explicá-la a partir de parâmetros tradicionais. Em 'Singularidades do masculino na publicidade impressa', lançamento da Editora Intermeios, Fábio Caim traz outra perspectiva sobre esse tipo de comunicação, com análises das imagens utilizadas na mídia impressa fundamentadas na teoria semiótica de Charles Sanders Peirce e na psicanálise freudiana. A obra pretende mostrar até onde o pensamento do produtor da mensagem publicitária contemporânea pode atingir e em que momento há o enlace com o interesse da mente interpretadora.
A proposta analítica é adequada ao momento atual, explica o doutor em Comunicação e Semiótica, Roberto Chiachiri, na apresentação do livro: “as linguagens estão, cada vez mais, exigindo olhares multifacetados e multidisciplinares”. Fábio Caim quebra alguns padrões e contribui para o “crescimento da criatividade e para o entendimento, por vezes oculto, daquilo que sentimos, mas não falamos”.
De maneira peculiar, Caim traz em suas análises um embasamento teórico e aplicado que auxilia na compreensão da publicidade por meio das imagens. Rumo à caracterização das singularidades do masculino na contemporaneidade, Caim parte da discussão sobre as mudanças que ocorreram na cultura desde a segunda metade do século XX, com a ascensão das sociedades pós-industriais ou do capitalismo tardio.
Considerando que as redes das mídias sociais ilustram esse momento vivido e que a publicidade é uma das maiores representantes do caráter líquido da cultura, o pesquisador descreve como esta se molda em diferentes ambientes semióticos, do impresso e audiovisual às redes digitais. Caim inicia sua trajetória a partir do questionamento sobre a forma com que as singularidades do masculino são produzidas.
O resultado de seu estudo indica que os personagens masculinos veiculados pela publicidade se encontram cada vez menos agressivos, mais sentimentais e até mesmo com características femininas. O masculino retratado nas imagens publicitárias não se aproxima mais do ideal de masculinidade da lógica patriarcal, que tem no homem forte e viril, militar, sóbrio, centralizador, leal e guerreiro seu protótipo.
Sobre o autor - Fábio Caim é doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, mestre em Comunicação e Mercado pela Cásper Líbero e publicitário pela Universidade Anhembi Morumbi. É coordenador do curso de Publicidade e Propaganda e Tecnologia da Produção Publicitária da Universidade Nove de Julho e professor universitário do curso de Propaganda e Marketing da Facamp. Sua pesquisa caminha pelas interfaces da publicidade, semiótica, psicanálise e consumo.
Título: Singularidades do masculino na publicidade impressa
Autor: Fábio Caim
Número de páginas: 156
Formato: 14 x 21cm
Preço: R$ 25,00
ISBN: 978-85-64586-03-1
Mais informações sobre a Editora Intermeios estão disponíveis em www.intermeioscultural.com.br
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