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A publicidade e a propaganda no Second Life
Nov 02, 2007
De empresas comerciais a sites de evangelização: o Second Life configura-se como espaço para disseminação virtual de idéias e produtos.
O propósito deste ensaio é demonstrar a influência do mundo virtual na realidade das empresas. Verificar como se configura hoje a divulgação de idéias, produtos, serviços e informações, destinadas a influenciar, num determinado sentido, as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público receptor. Atualmente, o Second life é um dos instrumentos do conjunto de meios adotados para levar os produtos ou serviços aos consumidores.
O Second Life é um espaço onde as pessoas interagem não simplesmente com páginas, mas com lugares, acontecimentos, pessoas e produtos. Second Life é um mundo virtual tridimensional, acessado em tempo real por milhares de pessoas que caminham, viajam, constroem edificações, criam, compram e vendem produtos, trabalham, vão a festas e o que mais você imaginar. Literalmente, uma segunda vida.
Várias empresas já participam do Second Life, com o objetivo de divulgar seus produtos e serviços. Dentre elas, destaca-se a Coca-Cola, que lançou um concurso para a criação de uma máquina de venda de latinhas virtuais de seu refrigerante no mundo virtual. A Nissan criou um estande com vários modelos de automóveis e até uma pista de provas para seus carros. A Dell Anno, empresa brasileira de móveis para cozinhas e dormitórios, distribui camisetas com sua marca em uma linda loja, totalmente envidraçada.
Enquanto muitas empresas usam o Second Life apenas como mais um mercado para vender seus produtos e serviços, a Philips tem como política de trabalho no mundo virtual fazer muito mais do que criar produtos e apresentá-los aos consumidores. Ela pretende primeiramente coletar as opiniões dos consumidores.
O cinema faz-se presente no mundo publicitário virtual, com uma superprodução de Hollywood: o filme “300”. Este é a primeira superprodução hollywoodiana a usar o mundo virtual como meio de disseminação de idéias. O lugar foi construído em uma estrutura circular, contendo diversas peças publicitárias sobre o filme, como posters e fotos da produção.
A Canção Nova (Comunidade Católica que tem como objetivo principal a evangelização através dos meios de comunicação) também montou um espaço dentro do Second Life. O Mundo Linden divulgou um post sobre a atuação da Canção Nova no mundo virtual. Foi criado um prédio como ambiente de evangelização, palestras e divulgação de eventos. Haverá, dentro da segunda vida, o conteúdo evangelizador característico da Canção Nova com uma abordagem moderna voltada ao público de internet.
A Nokia não resistiu à oportunidade de interagir neste mundo virtual e lançou no Second Life vários modelos de celulares que oferecem a possibilidade de enviar imagens do mundo virtual diretamente para o celular de verdade, além de outros recursos interessantes para os usuários do Second Life.
O Banco Bradesco instalou vários relógios com sua marca nos lugares de maior concentração de brasileiros. São relógios que marcam o horário no Brasil e o horário no mundo virtual.
Porém, o endereço que mais tem recebido visitas é o do memorial da Tam virtual, em homenagem às vítimas do acidente de Congonhas ocorrido em 19 de julho de 2007. Vôo 18h24 TAM.
Como se pode perceber, o poder da publicidade vai além da sua capacidade de vender e persuadir. Seu poder singular consiste na capacidade de construir e manter marcas de sucesso duradouro, criando entidades perceptuais que refletem os valores, sonhos e fantasias do consumidor.
As empresas têm o papel de criar, promover e fornecer bens e serviços àqueles que têm acesso à vida virtual - podem ser pessoas físicas ou jurídicas. Muitos produtos são lançados no Second Life para se verificar a sua aceitação no mercado virtual. Após avaliação do comportamento do público-alvo, decide-se por seu lançamento no mundo real.
Trata-se, portanto, de um novo mundo, que interfere no mundo real. Os caminhos estão lançados e, certamente, são irreversíveis. A única certeza que podemos ter - neste momento - é que os fluxos de comunicação estão passando por uma profunda transformação com novos canais disponíveis.
Bibliografia
FERRAZ, Paulo. Second Life para empreendedores: como iniciar sua segunda vida e ganhar dinheiro real no mundo virtual. São Paulo: Novatec. 2007.
Metropubi/segunda-feira, 23 de julho de 2007.
http://www.secondlifebrasil.com.br/index.aspx.
http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=230452
http://www.dellanno.com.br/novidades/Default.aspx?id=27&&language=0
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