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Professores discutem a importância da autonomia e da construção interativa do conhecimento no Fórum SM de Educação
May 09, 2011
“O professor protagonista é aquele que tem a ética como pano de fundo para interagir com o aluno”, afirmou Vasco Moretto em sua palestra no Fórum SM de Educação – Professor protagonista, o desafio de ensinar para a vida, que aconteceu nos dias 4 e 5 de maio, em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente. Isso significa, para o professor e pesquisador, uma nova relação com os jovens e com o conhecimento: mais do que decorar as fórmulas de Física e as regras da gramática, os jovens precisam aprender a “pensar”, a entender quais os princípios a partir dos quais esses procedimentos foram estabelecidos. “O professor deve criar oportunidades para que os jovens construam significados”.
Segundo Moretto, o caminho para a formação de jovens não é proibir a utilização de calculadoras, celulares e outros equipamentos tecnológicos. É descobrir como lidar com eles para potencializar o aprendizado, mostrando aos alunos que as máquinas são capazes, apenas, de executar os cálculos, mas eles (os próprios alunos) precisam entender situações complexas do mundo e descobrir que tipo de cálculos, categorizações ou que outros procedimentos precisam ser utilizados para se chegar ao resultado desejado. “Eles sabem que poderão utilizar calculadoras e computadores em suas vidas”, explica. “Aprender é estabelecer uma nova relação com as informações que estão à sua disposição”.
A formação de jovens autônomos também foi o tema da palestra de Telma Vinha. Pedagoga e pesquisadora, Vinha questionou por que os estudantes seguem as normas e regras da escola – como a proibição de usar boné até como as escolas lidam com as situações de conflito. Se o motivo pelo qual as regras são seguidas é o medo de punições (um fator de regulação externo), eles podem vir a cometer o delito na ausência de vigilância. Um exemplo é a disseminação do bullying na internet. Entretanto, quando se entende o princípio de uma regra, qual a sua utilidade, quando os momentos de conflitos são aproveitados para trabalhar a internalizarão dos valores que sustentam as regras, o resultado é sustentável, no caminho da construção da autonomia moral do jovem. “Basta pensar em uma pessoa que não rouba porque sabe que a loja tem câmeras de vigilância e outra que não rouba porque sabe que aquilo não lhe pertence e quer se ver como alguém que respeita aos outros”, sintetiza. Telma Vinha destaca que educar para a vida é promover a autonomia dos alunos. “As regras podem ser questionadas, é importante sabermos para quê elas existem”, afirma. Valores e princípios, como respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade, porém, são inegociáveis e devem sempre ser defendidos – afinal, são as bases de uma vida em sociedade.
O Fórum SM de Educação é promovido por Edições SM como parte das atividades voltadas ao incentivo da formação continuada e à valorização dos professores. Com duas abordagens diferentes, que se complementam e fazem parte dos desafios cotidianos do educador, o evento discutiu questões como a importância do desenvolvimento da autonomia plena dos alunos e também o papel do professor como protagonista desse projeto de educação.
Vasco Moretto é físico licenciado pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em avaliação pela Universidade Católica de Brasília e mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval de Quebec, no Canadá. É autor de diversos livros, entre eles Prova – Um momento privilegiado de estudo. Acesse a entrevista Transformar o professor, mudar a escola, concedida por ele a Edições SM antes de sua palestra, em São Paulo.
Telma Vinha é pedagoga, doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação da Unicamp. É pesquisadora na área de relações interpessoais e desenvolvimento moral, autora de O educador e a moralidade infantil e de Quando a escola é democrática: um olhar sobre a prática das regras e assembleias na escola. Leia o artigo A construção da autonomia: uma conquista para toda a vida, no qual ela aprofunda a discussão apresentada no Fórum SM de Educação.
Mais informações sobre os eventos promovidos por Edições SM, acesse www.edicoessm.com.br
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.
No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.
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