Clientes
Autêntica, Gutenberg e Nemo lançam mais de 20 títulos na Bienal do Livro do Rio de Janeiro
Aug 23, 2011
Há opções para todos os públicos e idades: desde títulos para bebês que ainda não leem, passando pelos jovens em busca de aventuras e fãs de histórias em quadrinhos sofisticadas, até títulos de interesse geral e acadêmicos em várias áreas do conhecimento, como a coleção Filô, com textos clássicos e contemporâneos da Filosofia.
O Grupo Editorial Autêntica, que reúne as editoras Autêntica, Gutenberg e Nemo, marca presença na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, com mais de 20 novos títulos, nas mais variadas áreas de interesse e conhecimento, que poderão ser conferidos no estante P09, Pavilhão Verde. Veja a seguir as novidades de cada editora.
Autêntica
A mais antiga editora do grupo apresenta um projeto arrojado: a Coleção Filô, que abarca textos clássicos da filosofia antiga, moderna e contemporânea e também de filósofos marginalizados em sua época, mas reconhecidos hoje por suas produções relevantes. Entre os autores que deverão integrar a Coleção Filô estão nomes como Spinoza, Aristóteles, Wittgenstein, Giorgio Agamben, Gilles Deleuze, Gerges Bataille, Chantal Jaquet, Arthur C. Danto e Walter Benjamim. Na Bienal, os dois primeiros livros da Coleção Filô: Íon, de Platão, com tradução bilíngue (grego-português), e Do sublime ao trágico, de Friedrich Schiller.
Outro lançamento é O sociólogo e o historiador, a reprodução integral de um debate polêmico de 1988 entre o historiador Roger Chartier e o sociólogo Pierre Bourdieu.
No campo da educação, Gabriel Perissé lança O valor do professor, em que discute os aspectos fundamentais da arte de ensinar e importância do docente na formação da própria sociedade. A editora também traz duas obras de referência em historiografia: História e Psicanálise, em que o filósofo, historiador e teólogo Michel de Certeau discute relação entre ciência, história e ficção; e Lugares para a História, em que historiadora francesa Arlette Farge repensa o sofrimento e as relações humanas a partir da análise das descontinuidades e fragmentos históricos.
Para crianças, a coleção Para os bem pequenos dirige-se a um público que ainda não sabe ler: crianças de 0 a 3 anos e pré-leitores. O projeto é resultado de uma parceria entre duas referências nacionais na literatura infantil e juvenil: a escritora Sonia Junqueira e a ilustradora Mariângela Haddad. A coleção estreia com três títulos: Pedrinho, cadê você?, Brinquei na pracinha e Que bichos mais bonitinhos!
Gutenberg
Criada como selo editorial da Autêntica, a Gutenberg ganhou autonomia e virou editora neste ano, anunciando muitas novidades no seu catálogo. Para a Bienal, uma nova série da jovem escritora mineira Paula Pimenta vem se somar ao sucesso editorial de Fazendo meu filme, que já conta com três volumes. Agora, é a vez de Minha vida fora de série, sobre Priscila, uma adolescente que enfrenta os desafios de ter de mudar de cidade.
Há ainda vários títulos de interesse geral. A coleção Guias do Escritor é composta por manuais práticos que se destinam a ajudar aqueles que desejam dominar a arte da escrita. Com diversos exemplos e orientações fundamentais, cada volume aborda um tema crucial da criação literária. A coleção estreia com três títulos: Como escrever diálogos, Como escrever textos técnicos e profissionais e Como narrar uma história.
Outras obras focam especificamente no desenvolvimento pessoal e profissional. Em A vaga é sua, o consultor de negócios John Kador sugere 301 perguntas inteligentes que devem ser feitas por candidato em uma entrevista de emprego. E, para mulheres que estão à beira dos 40 ou que já passaram desta faixa etária, a dica é A mulher de 40 anos, da psicóloga Regina Beatriz de Resende Silva, que propicia uma oportunidade para reflexões, questionamentos, autoconhecimento e motivação. Também sobre a questão do tempo, o gerontologista Pedro Paulo Monteiro discute, em O tempo não tem idade, o que é o tempo e como o processo de envelhecer pode ser uma etapa rica e gratificante da vida.
Dois outros títulos falam de heróis. Em Heróis da Paz, o americano Irwin Abrams reúne os trechos mais significativos dos depoimentos históricos dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz. E, em Heróis e exílios, o historiador inglês Tom Ambrose resgata a trajetória e as realizações de grandes nomes da História que foram exilados por causa de sua homossexualidade.
Para todos os gostos, o compêndio Ideias geniais, do divulgador científico indiano Surendra Verma, explica os principais teoremas, teorias, leis e princípios científicos de todos os tempos, e apresenta os nomes consagrados da Ciência, de Pitágoras a Hawking. E, em O livros das curiosidades romanas, o leitor encontra uma coletânea de citações curiosas, divertidas e, por que não, bizarras, retiradas de obras de grandes autores clássicos como Plínio, Cícero e Ovídio, entre outros, comentadas pelo professor de latim J. C. McKeown, que nos mostram a civilização romana sob outro olhar.
Nemo
Com a proposta de reunir nomes consagrados das HQs e autores brasileiros contemporâneos, a Nemo estreia no mercado editorial com três lançamentos: Coleção Moebius: Arzach, Ciranda Coraci e O senhor das histórias. O primeiro, obra do francês Moebius, é um clássico e um divisor de águas na história dos quadrinhos. Neste primeiro volume da Coleção Moebius, publicado no formato europeu original, com alta qualidade gráfica, capa dura e miolo em papel couché, são apresentadas todas as histórias clássicas de Arzach, e ainda mais.
Os outros dois, dos autores brasileiros Wellington Srbek e Will, são os primeiros volumes da série infanto-juvenil Mitos Recriados em Quadrinhos.
Em Ciranda Coraci, a história do herói Coraci (o Sol) e de sua noiva Jaci (a Lua) é recriada numa HQ repleta de cor e movimento. Nas páginas desta história em quadrinhos, personagens e ambientes, mitos e lendas ganham vida através de um texto poético e belas imagens.
Já em O senhor das histórias, Srbek e Will apresentam o conto de Anansi, o senhor das histórias. O HQ apresenta uma aventura recheada de sabedoria e coragem, na qual os leitores vão descobrir de onde vêm as histórias.
Mais informações sobre os livros do Grupo Editorial Autêntica estão disponíveis em:
www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. A partir deste ano, as três linhas editoriais ganham autonomia e se transformam em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.
Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | [email protected]
Juliana Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom